• Homepage
  • /
  • Notícias
  • /
  • Gesto concreto da Campanha da Fraternidade: Coleta da Solidariedade será realizada no Domingo de Ramos

Gesto concreto da Campanha da Fraternidade: Coleta da Solidariedade será realizada no Domingo de Ramos

Todos os anos, a Campanha da Fraternidade (CF) realiza a Coleta da Solidariedade, um gesto concreto que tem como objetivo arrecadar recursos para apoiar iniciativas e projetos locais que promovam a dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena. Em 2023, a Coleta será realizada no Domingo de Ramos, no dia 02 de abril.

Do total arrecadado, 60% ficam na própria diocese e são geridos pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

A participação de todos é fundamental para que a Coleta da Solidariedade possa alcançar seu objetivo. A Igreja espera que os fiéis ofereçam sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades. Como destaca a CF, “ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida”.

No Dia Nacional da Coleta, os fiéis poderão realizar suas doações nas ofertas das celebrações nas comunidades onde participam. Em 2022, com recursos da Coleta Nacional de Solidariedade da Campanha da Fraternidade cujo tema foi educação, o Conselho Gestor do FNS aprovou 186 projetos, no valor total de 4,9 milhões de reais.

Os projetos foram escolhidos a partir dos três eixos definidos no edital lançado no mês de abril: Apoio a projetos educativos; auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social; e capacitação para a geração de renda. Foram analisados 540 projetos no total, e os aprovados foram distribuídos por região geográfica do Brasil, sendo 98 para o Eixo 1, 48 para o Eixo 2 e 40 para o Eixo 3.

Dentro do território da Arquidiocese de Montes Claros, em 2021 e 2022 foram apoiados pelo FNS cinco projetos, no valor total de 117 mil reais. Esses projetos são exemplos concretos da importância da Coleta da Solidariedade para a promoção da dignidade humana e o compromisso com os pobres em diversas regiões do Brasil.

Portanto, no próximo Domingo de Ramos, contribua com a Coleta da Solidariedade e assim, você também irá ajudar a transformar a realidade de tantas pessoas e comunidades que precisam de nossa solidariedade e compromisso.

 _____________________________________________
**Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com

Compartilhar

Categorias