Na última sexta-feira, 14 de julho, a Igreja de Matriz de Montes Claros celebrou 190 anos de criação da Paróquia que leva o título de Nossa Senhora da Conceição e São José. As comemorações iniciaram no dia 11 com tríduo em preparação para data de criação.
A celebração dos 190 anos foi presidida por dom Dorival Souza Barreto Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, que foi pároco durante muitas anos da Igreja Matriz. A missa foi concelebrada pelos padres Frascino Oliveira, pároco da Igreja Matriz, e André Henrique, vigário da Matriz, e também pelos padres Pedro Henrique e José Honório. Contou ainda com o auxílio do diácono Wander Calheiros. Ao final da celebração dom Dorival, juntamente com algumas crianças, homenagearam a Nossa Senhora da Conceição com a coroação.
A história da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, a chamada Igreja Matriz de Montes Claros, começa também a história desta cidade. Tudo teve início “em 1769 quando o Alferes José Lopes de Carvalho, segundo proprietário da Fazenda dos Montes Claros, decide construir uma pequena capela em frente à sua casa, em honra a Nossa Senhora da Conceição e São José. Para isto pede a devida licença à Igreja e doa uma área de 1 légua de largura por 1,5 légua de comprimento. Era uma capela simples, ao redor da qual eram entrados os mortos“. (Segundo Guia de Visitação da Matriz)
A paróquia foi fundada em 14 de julho de 1832, tendo assumida pelo padre Antônio Gonçalves Chaves. É localizada na Praça Doutor Chaves, Centro. É a igreja mais antiga da cidade e um dos patrimônios histórico culturais da cidade.
“Possui fachada com um corpo central e duas torres sineiras laterais. Suas torres têm cunhais marcados em massa à semelhança de pedra e três aberturas coladas na base, uma janela na altura do coro e demais janelas em verga de arco pleno. De original só restou sua porta de acesso central, em verga de arco batido. Tudo ainda é conservado em bom estado. Duas imagens de madeira de Nossa Senhora da Conceição e São José fazem parte do seu acervo de bens móveis.” (Segundo Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia de Montes Claros).
Após a celebração, aconteceu também a exposição Comemorativa da História da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, no salão paroquial.
A exposição é organizada pelo equipe do Arquivo da Cúria Arquidiocesana, que é coordenada pelo padre José Honório e conta com a colaboração de Marie José Medawar Leão e Ildete Marques de Freitas. No primeiro momento, o padre Honório fez uma apresentação sobre a história da Igreja Matriz e sobre as obras que ali estavam expostas para contar essa história. Após a apresentação, os que ali estavam puderam conferir as obras expostas e conhecer mais sobre esta história.
A exposição da História de Igreja Matriz contou com um grande acervo, constituído de imagens como o de Nossa Senhora da Conceição, quadros, documentos, cartas, livros como o missal que era utilizado por João Antônio Pimenta, várias fotos da história, dos bispos, dos padres que ali foram párocos, desde o Cônego Antônio Gonçalves Chaves, O. Praem, de 1835. Outras obras como a placa de comemoração pelos 150 anos de criação da Paróquia. Um vasto número de paramentos e vestes litúrgicos. Até a primeira cadeira usada pelos bispos no período em que a Matriz era a Catedral.
______________________________________________ *Fotos: Laura Tupinambá **Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com