Comissão Interdiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade

Arcebispo Metropolitano: Dom José Carlos de Souza Campos

Assessor: Pe. Antônio Brígido de Lima

Presidente: Dr. Rafael Soares Duarte de Moura

Dra. Cristiane Mendes Ribeiro

Dr. Dério De Victor Maciel Mendes

Diác. Edcássio Alves Correa

Pe. Genivaldo Matos Ribeiro

Dra. Valéria Volker

Rua Grão Mogol, Nº 307, Centro. 

CEP.: 39400-056 – MONTES CLAROS – MG

Tel.: (38) 3221-1132

E-mail: tutela@arquimoc.com

A Arquidiocese de Montes Claros representada pelo seu Arcebispo Metropolitano Dom José Carlos de Souza Campos, a Diocese de Januária representada pelo seu Bispo Diocesano Dom José Moreira da Silva e a Diocese de Janaúba representada pelo seu Bispo Diocesano Dom Geraldo de Souza Rodrigues, acolhendo em espírito de obediência e em comunhão com a Cátedra de São Pedro e com todo o Colégio Episcopal, as determinações do Romano Pontífice de que se adotem, a nível universal, procedimentos tendentes a prevenir e contrastar os crimes de abuso que atraiçoam a confiança dos fiéis, decidiram criar uma mesma e única Comissão Interdiocesana para a Tutela de Menores e de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade segundo as indicações da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio do Sumo Pontífice Francisco VOS ESTIS LUX MUNDI.

Responsabilidades:

Entre outras, a principal tarefa da Comissão é receber denúncias de abuso sexual cometido por algum clérigo, membros de Institutos de Vida Consagrada (IVC) ou de Sociedades de Vida Apostólica, no âmbito das dioceses de Montes Claros, Januária e Janaúba e de providenciar a escuta apurada dos fatos denunciados para apresentar um relatório ao respectivo bispo diocesano. Ao mesmo tempo, a Comissão trabalhará para propor protocolos de cuidados pastorais a fim de coibir ações de abuso.

Apresentação das denúncias:

  1. De modo presencial, devendo haver o agendamento prévio pelo e-mail tutela@arquimoc.com. As denúncias presenciais serão acolhidas sempre por duas pessoas ligadas à Comissão.
  2. Pelo e-mail: tutela@arquimoc.com.
  3. Por carta registrada, enviada para: COMISSÃO INTERDIOCESANA DE TUTELA, Praça Dr. João Chaves, 52, Centro, CEP 39.400-005, MONTES CLAROS-MG.

Clique aqui e confira o Decreto de Instituição da Comissão Interdiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade.

Clique aqui e confira o Regulamento da Instituição da Comissão Interdiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade.