Arcebispo Emérito

O Concílio Ecumênico Vaticano II conceituou a diocese como “a porção do Povo de Deus confiada a um Bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério, de tal modo que, unida a seu Pastor e por ele congregada no Espírito Santo mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua uma Igreja Particular, na qual verdadeiramente está e opera a Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja de Cristo” (Christus Dominus, 11).

Período: 2007 a 2018

Nomeado pelo Papa Bento XVI como Segundo Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, no dia 07 de fevereiro de 2007. Dom José Alberto Moura sucedeu a Dom Geraldo Majela de Castro, tomando posse no governo da Arquidiocese no dia 14 de abril de 2007.

Como Arcebispo Metropolitano:

Durante seu Ministério Episcopal conheceu a Arquidiocese por meio de visitas pastorais.

Foi um grande incentivador das pastorais sociais e promoveu nos leigos o espírito de “uma Igreja Discípula Missionária de Jesus Cristo, a serviço da vida e da dignidade para todos”, que se propõe ser uma Igreja em estado permanente de missão.

Criou a AAPAC (ASSOCIAÇÃO DE APOIO, PROTEÇÃO E AMPARO À CRIANÇA DA ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS).

Reestruturou o informativo diocesano Far Elo de Vida e deu o nome de “CLARÃO DO NORTE”, que mais tarde se tornou a revista Clarão do Norte.

Semanalmente, marcou presença com seus artigos publicados em um Jornal da cidade, no site da CNBB nacional e do Regional Leste 2, além do programa radiofônico diário na extinta Associação Bom Pastor.

Sua administração foi marcada por uma presença efetiva na diretoria da Santa Casa de Montes Claros. Em nível nacional, exerceu a função de assessor na Pasta ecumênica da CNBB.

Depois de 11 anos de pastoreio, Dom José Alberto Moura renunciou ao governo da diocese por motivo de idade.

Nascimento: 23/10/1943 – ltuiutaba-MG 

Ordenação Presbiteral: 09/01/1971 – ltuiutaba-MG

Nomeação como Bispo Coadjutor: 18/04/1990 – Uberlândia-MG 

Ordenação Episcopal: 14/07/1990 – Uberlândia-MG

Posse como Bispo Diocesano: 23/12/1992 – Uberlândia-MG

Nomeação Arcebispo Metropolitano:07/02/2007 – Montes Claros-MG 

Posse como Arcebispo Metropolitano: 14/04/2007 – Montes Claros-MG

Tornou-se arcebispo emérito de Montes Claros em 21/11/2018

Compartilhe