Sé Apostólica

A Sé Apostólica é o trono sagrado do Bispo de Roma, o Papa, que sucede diretamente São Pedro, o primeiro Papa e apóstolo de Jesus Cristo. Esse elo direto com os fundamentos da Igreja é uma expressão viva da continuidade da nossa fé ao longo dos séculos.

Nunciatura Apostólica no Brasil

O Representante Pontifício não é um observador passivo e nem mesmo somente um embaixador empenhado a executar um plano imposto do exterior. É, ao contrário, o protagonista ativo, o artífice operoso de uma representação que diremos total, enquanto a sua missão deve adequar-se e até mesmo identificar-se com aquela do Papa […]. Essa assume os grandes temas conciliares, movendo da renovada visão da eclesiologia, no justo ordenar-se do ofício dos pastores das igrejas particulares com aquele do pastor da Igreja universal” (Dom Alfio Rapisarda, Nuncio Apostólico no Brasil, 1992- 2002).

Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil

Dom Giambattista Diquattro, nascido em 18 de março de 1954, em Bolonha, é o atual Núncio Apostólico e Embaixador da Santa Sé no Brasil. Ordenado sacerdote em 1981, destacou-se como Núncio Apostólico no Panamá e na Bolívia antes de sua nomeação para a Índia e para o Nepal, em 2017. Em 29 de agosto de 2020, o Papa Francisco o transferiu para o Brasil, sucedendo Dom Giovanni d’Aniello. Desde então, Dom Diquattro tem desempenhado um papel crucial na representação diplomática da Santa Sé no país, promovendo valores católicos e mantendo relações com o governo brasileiro.

O Núncio Apostólico e Embaixador da Santa Sé no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, esteve uma única vez em Montes Claros, em 23 de setembro de 2023, para a imposição do Pálio (Pallium, em Latim) de Dom José Carlos de Souza Campos, quarto Arcebispo Metropolitano de Montes Claros. Esse momento solene ocorreu em Celebração Eucarística, na Catedral Metropolitana de Montes Claros.