No último final de semana, dias 15 e 16 de junho de 2024, Montes Claros foi palco do 1º Congresso de Educação Católica, promovido pelo Instituto Mater Verbi. O evento, realizado na CDL Montes Claros, no bairro Edgar Pereira, destacou-se como um marco essencial para todos os que buscam uma educação que valorize a alma humana e a busca pela verdade.
Entre os renomados palestrantes, destacou-se dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros, juntamente com Olinda Scalabrin, Willian Kalinowski, Mônica Crispin, Maria Thereza Cavalcanti e Alexandre Gomes. Cada um deles trouxe contribuições valiosas, refletindo sobre a necessidade de uma educação que transcenda o ensino meramente prático e recupere a essência do saber.
Maria Thereza Cavalcanti, uma das organizadoras do Congresso, enfatizou a importância de se aprofundar nos graus do saber. Em suas palavras, “Os palestrantes trabalharam sobre a necessidade de aprofundarmos nos graus do saber, que hoje são reduzidos a um ensino prático, e não mais das essências das coisas. Pois houve um rompimento com a tradição da educação. Em busca do progresso, sem continuidade com métodos desenvolvidos e aprimorados entre 500 a.C. até o ano 1350 d.C. Após o Renascimento os novos meios de pedagogia, desassociados da tradição, tem gerado ao invés de um progresso uma involução”.
Essa perspectiva crítica da educação moderna, que muitas vezes desconsidera a alma humana e a busca pela verdade, contrasta fortemente com a visão da verdadeira educação ensinada pela Igreja. Segundo Maria Thereza, a verdadeira educação reconhece a importância da alma e da verdade, proporcionando uma formação completa e integral.
A relevância dessa visão é corroborada pela Carta Encíclica “Divini Illius Magistri” do Papa Pio XI, que afirma: “É da máxima importância não errar na educação, como não errar na direção para o fim último com o qual está conexa, íntima e necessariamente toda a obra da educação.”
Maria Thereza Cavalcanti resumiu o sucesso do evento: “O resultado do Congresso foi excelente! Conseguimos despertar a consciência sobre a importância de buscar uma verdadeira educação”.
Durante o Congresso, o padre Wagner Morato Menezes, EP, coordenador da Comissão Arquidiocesana à Serviço da Vida – CREAVIT e assessor eclesiástico da Arautos do Evangelho e Sociedade de Vida Apostólica Virgem Flor do Carmelo, presidiu a missa, trazendo uma profunda espiritualidade ao evento e reafirmando o compromisso com a educação integral promovida pela Igreja.
O evento, portanto, marcou um passo significativo na promoção de uma educação que busca a verdade e valoriza a essência do ser humano, reafirmando os valores e a tradição da educação católica.
Confira algumas fotos:
Registro: Instituto Mater Verbi