A cidade de Botumirim recebeu o 2º Cursilho de Jovens da Arquidiocese de Montes Claros, reunindo 32 jovens participantes, provenientes tanto do meio urbano quanto rural, que representaram as Paróquia São Francisco de Assis, de Botumirim, e a Paróquia Santo Antônio, de Itacambira. O evento foi realizado na Escola Estadual São Francisco de Assis e aconteceu no final de semana dos dias 06 a 08 de dezembro de 2024.
A coordenação geral ficou sob a responsabilidade de Cida Procópio, cursilhista de Montes Claros, enquanto a orientação espiritual foi conduzida pelo padre Jorge Luiz Gray Gomes, que é o assessor para o Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Montes Claros e administrador paroquial da Paróquia São Francisco de Assis.
O Cursilho contou ainda com a colaboração de um casal de jovens cursilhistas, Alan e Andreza, da cidade de Goiás, que atualmente residem e trabalham em Botumirim. Os mensageiros vieram de Montes Claros e Itacambira, e a cozinha esteve sob a coordenação de Geraldo Brito, vice-coordenador do GED Montes Claros, com o apoio de cursilhistas das duas cidades.
O evento foi viabilizado graças ao apoio logístico, transporte e alimentação fornecidos pela Prefeitura de Botumirim, pelos produtores rurais locais, moradores da cidade e os próprios cursilhistas.
Durante o encontro, os jovens vivenciaram momentos de reflexão, formação e aprofundamento da fé, fortalecendo o chamado à evangelização nos diversos espaços do território norte-mineiro.
A organização do Cursilho expressou profunda gratidão ao arcebispo Dom José Carlos de Souza Campos e ao padre Jorge Gray pelo apoio incondicional ao Movimento de Cursilhos de Cristandade.
O Cursilho reafirma seu compromisso de “anunciar a Boa Notícia que liberta e salva”, como destacado no livro “O Cursilho por Dentro”:
“Anunciar a Boa Notícia que liberta e salva requer hoje, mais do que nunca, não só a coragem pessoal e da comunidade, mas a força de Deus, a graça divina e a presença do Espírito Santo. Requer, sobretudo, fazer uma contínua experiência de Jesus – a experiência que São Paulo chama de identidade com Ele (cf. Gl 2,20; 5,7; Fl 1,21).”