“Participar do DMC é sentir um membro vivo da comunidade cristã. Sentir uno. Estar em comunhão com a Igreja a partir do que pede o nosso papa”. (Inês Brito / voluntária da Pascom e revista Clarão do Norte na Arquidiocese)
Para celebrar o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) que atuam nas paróquias da arquidiocese de Montes Claros participaram, na noite de domingo, 02 de junho – Dia da Ascensão do Senhor -, da missa na Igreja Sagrada Família, no bairro Jaraguá. Participaram 16 paróquias de nossa arquidiocese, vindo do setor sudoeste, Andressa Alkimin, da paróquia Senhor Bom Jesus e 11 jornalistas representando os veículos de comunicação da cidade. Além de dos vereadores Soter Magno e Lêga acompanhado de sua família.
A Celebração Eucarística, que teve início às 19h, foi presidida pelo pároco, padre Franco Mazzoleni, CSF e concelebrada pelo padre Rogério Nabarrete. Serviram o presbitério os diáconos André Kleber dos Santos (transitório), Francisco David da paróquia São Judas Tadeu e Wagner Ribeiro da paróquia Santos Reis, estes dois, são diáconos permanentes.
Ao recordar a mensagem do Papa Francisco para este dia, “Somos membros uns dos outros’, padre Franco lembrou a importância de uma comunicação feita sobre o pilar da responsabilidade. É preciso ter cuidado e zelo para com a notícia a ser divulgada e destacou: “O Papa nos mostra o lado bom das redes sociais, as redes são estruturas que facilitam o nosso encontro. Esse encontro entre os membros, o encontro com Deus. Este dia foi oficializado pelo Papa Paulo VI em 1967, explicou. Naquele tempo a Igreja já demonstrava uma preocupação sobre a responsabilidade de comunicar a verdade e com a verdade. O religioso deixou o recado dizendo que quem tem o poder nas mãos (de comunicar), tem a responsabilidade sobre a vida do outro, sobre o que vai ser transmitido e noticiado. Falou da solenidade da Ascensão do Senhor, festa que nos coloca nesse clima de ir ao encontro dos outros para levar a palavra e se fazer presente de Deus para o mais próximo. Reforçou ainda, a importância de se viver em e para a comunidade. Antes de finalizar sua homilia, padre Franco apresentou a mensagem do arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva, que mesmo em viagem, fez questão de parabenizar os agentes da pastoral da comunicação e os jornalistas, convidados para a celebração.
Na mensagem disse o pastor da Igreja Particular de Montes Claros: “Comunicar para a verdade e a paz. Esse é meu desejo para todos vocês. Fazer esforço para que nossa comunicação crie união entre as pessoas. Precisamos uns dos outros, para assim, construir um mundo de irmãos, um mundo de comunidades”.
O padre Rogério, que abraçou a comunicação na paróquia e que no final da missa da comunicação do ano passado, solicitou por meio de correspondência que este ano fosse em sua paróquia, pontuou que foi uma experiência de ter sentido “família da comunicação”. Ressoaram nos corações a alegria, a fraternidade, a unidade e o sentimento de pertença à nossa amada Paróquia Sagrada Família (Comunidades rurais e urbanas) e toda arquidiocese. Gratidão e louvores a Deus por esta maravilhosa Festa da Comunicação.
Ao final da celebração eucarística, os agentes de Pascom da arquidiocese e os jornalistas receberam uma lembrancinha da paróquia pela participação na missa do 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais e participaram das barraquinhas promovida pela comunidade para este dia especial.
“Foi especial, foi lembrada a nossa profissão. Toda missa é um momento em que você está em linha direto com Deus através dos ritos dentro da celebração. Essa última missa, foi de um significado ímpar, porque nela eu pude refletir mais um pouco sobre o momento que estou passado e minha profissão”.
(Mauro Miranda Ferreira / Jornalista – Ascom Câmara Municipal)
“Participar do DMC foi uma experiência abençoada. Me senti muito honrado em poder fazer parte da celebração e representar nossos colegas de profissão. Que possamos ter discernimento espiritual para desempenhar nosso papel na sociedade”.
(Jesos Fagundes/ Jornalista Record)
Acima de tudo demonstra o respeito e a consideração da arquidiocese para com os profissionais de comunicação e reforça o nosso papel e responsabilidade junto á sociedade.
(Girleno Alencar/ Jornalista Gazeta)
Foi com muita gratidão que recebemos o convite para participar da celebração pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais. A mensagem do Papa Francisco, retransmitida pela Paróquia Sagrada Família, nos alerta para a necessidade (e obrigação) de trabalharmos sempre com a verdade – verdade que vem dos fatos e de Deus. (Osmar Macedo/Jornalista Rádio Itatiaia)
“Em boa hora a igreja resgata esta comemoração e dá sua contribuição à comunicação social mostrando aos jornalistas e comunicadores em geral a importância do compromisso com a verdade dos fatos”(Felicidade Tupinambá /Jornalista)
Participar foi gratificante para mim. Um momento especial para agradecer a Deus por meio da prestação de serviço. Um momento também de edificação espiritual, quando coloquei diante de Deus os desafios e a responsabilidade que temos. Uma oportunidade de reencontrar colegas, profissionais da comunicação e participar da vida da Igreja. (Juliana Peixoto/ Jornalista)
A celebração foi para mim, um momento ímpar. Tempo propício para pedirmos a Deus “PRUDÊNCIA” em todos as formas de comunicação e sobretudo “SABEDORIA”. A interação e integração entre a mídia secular (imprensa) e a mídia religiosa é espetacular, e tem sido muito bem representada essa união durante todos os acontecimentos sacros. (Mônica Souza/ Paróquia São Judas Tadeu)
Fotos: Romilda Ferreira e Viviane Aguiar. Você pode acompanhar todos os registros na fanpage da Arquidiocese de Montes Claros.
___________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: comunicacao@arquimoc.com





