Formação Permanente do Clero mobiliza profissionais renomados

“Importa alimentar de maneira constante a chama que dá luz e calor ao exercício do ministério, o que deverá ser favorecido pelas iniciativas da formação permanente, que se destina a assegurar a fidelidade ao ministério sacerdotal, em um caminho de contínua conversão, para reavivar o dom recebido com a ordenação” (Ratio Funfamentallis n. 81).

Aproxima a Formação Permanente do Clero da Arquidiocese de Montes Claros, aberta às dioceses de Januária, Janaúba e Paracatu. O encontro acontecerá entre os dias 15 à 18 de Julho de 2019, no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, rua Reino Unido, 53, bairro Ibituruna, Montes Claros.

Procurando contemplar a ação evangelizadora em nossa arquidiocese para o próximo quadriênio, levando em consideração a preparação para a assembleia arquidiocesana para o ano de 2020, o tema proposto para este ano será: O ministro ordenado e sua missão evangelizadora no contexto da cultura norte-mineira.

Para dinamizar e enriquecer a formação, a equipe organizadora pensou-se em conferências e mesas redondas com temas pontuais e contemporâneos que fazem parte da realidade do clero.  Foram convidados especialistas para as propostas apresentadas.

Segue abaixo a programação da formação permanente com participações que irão com certeza, ajudar nosso clero de Montes Claros.

Dia 15 de Julho – Segunda Feira
19h30 – Conferência de Abertura: Horizontes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil no quadriênio 2019-2023 (Dom João Justino de Medeiros Silva / Arcebispo Metropolitano)

Dia 16 de Julho – Terça-feira
08h30 – Mesa-redonda: Moderador Pe. Antônio Avilmar
A DIFÍCIL ARTE DE VIVER NA CIDADE: CONVIVENDO COM SEUS ROSTOS.
(GEOPOLÍTICO, AMBIENTAL, SOCIAL E JUVENTUDES).

  • Marcos Esdras – Doutor em geografia e geoprocessamentos.
  • Professora Geusiane Pereira Silva e Nascimento –  Mestre em Desenvolvimento Social.
  • Professora Leni Maria Pereira Silva – Doutora em Ciências Sociais.
  • Professora Luciene Rodrigues – Doutora em História Econômica
    10h00 – Café
    10h30 – Retorno para a mesa-redonda: A difícil arte de viver na cidade: Convivendo com seus rostos. (Geopolítico, ambiental, social e juventudes).
    12.00 – Almoço14h30– Mesa-redonda: Moderadora Viviane Carvalho
    A INTERNET: O MUNDO VIRTUAL E SEUS DESAFIOS.
    COMO LIDAR COM AS REDES SOCIAIS SENDO UMA FIGURA PÚBLICA?

*ANDREY LIBRELON* (Jornalista e especialista em mídias digitais) Gerente de Comunicação da Unimontes. *Vai abordar os encantos do mundo virtual, enquanto espaço de comunicação e vitrine – Armadilha quando mal utilizada*.
*GILVAN CLEOFILAS GARCIA DE PAULA*, delegado de Polícia Federal e chefe da delegacia de Polícia Federal de Montes Claros. *Irá abordar como todos esses crimes de internet são acompanhados pela Polícia Federal  no que tange a Inteligência artificial para buscar descobrir as origens*.
*DR. ZACARIAS LEAL* – Especialista em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal. (Especialista em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal, Professor de Direito Penal e Processo Penal no Centro Universitário UNIFIPMoc e Consultor Geral de Direito Penal da 11ª Subseção da OAB/MG) *Vai abordar os crimes de internet* O que acontece com repasse de informações sem a certeza de onde se originou. Pode acarretar em um crime de internet/ implicações.

16h – Café
16h30 – Retorno com a mesa-redonda: A internet: O mundo virtual e seus desafios.
Conclusão e considerações finais
18h – Celebração Eucarística.
Dia 17 de julho – Quarta-feira
Conferência: A pessoa do ministro ordenado e seu agir missionário no contexto da cultura urbana
Assessor: Padre Fábio Geraldo da Costa, reitor do Seminário da Diocese de Luz. Membro da Presidência OSIB Regional Leste II.
*Programação privativa do clero

Dia 18 de julho – Quinta-feira
*Programação privativa do clero

___________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: comunicacao@arquimoc.com 

Compartilhar

Categorias