SAV significa Serviço de Animação Vocacional:- “Serviço” porque é o cumprimento de uma missão e toda missão implica uma atitude, uma ação concreta, um compromisso para com Deus e com a Igreja.- “Animação” no sentido de alegria consciente e de certeza de que podemos contar com as graças necessárias para realizar tal empreendimento. “Vocacional” porque nos recorda o chamado de Deus a cada um de nós e a nossa resposta a Ele.
Assim, temos que o SAV é um trabalho pastoral da Igreja que pretende despertar os cristãos à vocação humana, cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.
Nenhuma (arqui)diocese ou comunidade paroquial pode prescindir da animação vocacional e do dever de organizar o Serviço de Animação Vocacional, pois, o cuidado e o cultivo das vocações não devem ser motivados somente por urgências pastorais ou por escassez de agentes evangelizadores. O que motiva a animação vocacional é o próprio ser da igreja.
Falar e trabalhar a vocação é um processo que perpassa a realidade mais profunda do ser humano, exigindo assim uma adequada condução durante a etapa de discernimento. Destarte, o SAV da Arquidiocese de Montes Claros realiza durante o ano encontros e diálogos vocacionais os quais permitem o melhor conhecimento e acompanhamento mais íntimo daqueles jovens que buscam o discernimento vocacional – mormente à vida sacerdotal. Para isso, são realizados três encontros vocacionais por ano – abril, setembro e novembro – e, nos meses em que não há encontro, são propostas manhãs de diálogos entre seminaristas, padres, psicólogos e vocacionados acerca de temas tangentes à vocação.
Mais do que prepará-los para a nova fase e apresenta-los à nova realidade de vida comunitária, os encontros vocacionais são capazes de despertar ensinamentos e vivências que ecoam pelas vidas dos jovens, mesmo após início da fase seminarística.
Isac Mendes, seminarista do Seminário Propedêutico São Pio X relatou a sua experiência:
“Tive o privilégio de participar da experiência de Encontro Vocacional em 2016 e ter um discernimento vocacional no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria. Foi para mim algo maravilhoso! O sentimento é de profunda alegria, esperança e de encontro pessoal com o Cristo. Os momentos de espiritualidade e de profunda oração me fortaleceram e animaram na escolha deste caminho que tanto desejo seguir.
O Encontro Vocacional proporcionou a mim uma visão ampla do que é ser sacerdote. Ao mostrar-me o que há dentro do seminário, apresentou-me a realidade da convivência, da amizade, da vida dos seminaristas, além de elucidar o fato de que o seminário não é a construção física, mas sim a convivência e partilha dos que ali vivem.
Ademais, ressaltou valores espirituais, acerca da doação ao povo e a Deus e da busca por ser um pastor que guia o seu rebanho, tendo como exemplo Jesus Cristo.
O conhecimento sobre o ‘ser padre diocesano’, sua missão e carisma despertaram em mim uma vontade crescente de seguir a esse Deus tão maravilhoso e proclamar ao mundo inteiro sua bondade e misericórdia, renovando, como Maria, o meu ‘Sim’ ao projeto divino em minha vida.”
Corroborando a experiência, o seminarista Ramiro Netto, que atualmente cursa o 1º ano de filosofia e realizou os encontros de 2015, disse que a experiência foi imprescindível para o conhecimento da vida seminarística e edificante para sua espiritualidade. A partir dessa experiência é que ele pode decidir de maneira consciente e madura sobre a sua vocação. Ressaltando a importância do encontro, disse que é a partir dele que se inicia o contato com os colegas, com a formação e com a equipe vocacional e finalizou: “É uma saudade! Porque foram momentos de troca de experiências, de construção, de oração e de muita amizade.”
Aos rapazes que se sentem chamados a tal vocação, ou aos que pretendem conhecer um pouco mais da realidade da vida sacerdotal, ou àqueles que ainda estão em processo de discernimento vocacional, informamos que o 1º Encontro Vocacional do ano de 2017 acontecerá do dia 28 a 30 de abril, no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria. As inscrições já estão abertas e a presença deve ser confirmada até o dia 27 deste mês.
As informações sobre os encontros, diálogos e ficha de inscrição encontram-se em nossa página do Facebook (facebook.com/savmoc). O contato também pode ser feito via WhastApp pelo número (38) 9 9230-6187, ou pelo telefone do seminário (38) 3214-3211 (falar com o Pe. George), ou ainda pelo nosso email: vocacionalmoc@gmail.com
Texto enviado por Isabella Oliveira – SAV e Pascom Arquidiocesana que usou as referências Animação Vocacional no contexto da Evangelização” – Pe. Lucivaldo Castellani, Serviço de Animação Vocacional – Arquidiocese de Campo Grande.
________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br