Com o tema “Pessoas em situação de rua, solidariedade e políticas públicas: construindo uma sociedade do bem viver”, a Cáritas Arquidiocesana e o Centro de Referência em Direitos Humanos – CRDH/Norte realizaram ontem, 19 de abril, uma noite de capacitação para grupos e pessoas que atuam diretamente com pessoas em situação de rua em Montes Claros, em prol de humanizar o atendimento dessas pessoas.
O treinamento aconteceu no Colégio Marista São José e contou com aproximadamente 50 pessoas. Entre elas a Pastoral de Rua, grupos, movimentos e organizações da sociedade civil que trabalham com a população em situação de rua.
Lucas Arruda, agente de ação social do CRDH/Norte, apontou que o objetivo do evento “foi apresentar as políticas públicas existentes para esta população e promover uma reflexão sobre a responsabilidade da sociedade civil e do poder público na garantia dos direitos humanos e fundamentais”.
Lucas comentou que a ideia da capacitação surgiu a partir de uma reunião com a Pastoral de Rua da Arquidiocese de Montes Claros. “Percebemos a necessidade de promover um debate sobre o que é direito das pessoas em situação de rua, o que existe de políticas públicas para este público. Além de refletir sobre a necessidade e importância destes grupos, movimentos e organismos em ocupar os espaços de controle social como os Conselhos de Direito”, explica o agente social.
Colaboraram com a capacitação: Sônia Gomes – assistente social e presidenta do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Meire (Maria Clerismar) – enfermeira e coordenadora do Consultório na Rua e Greisson Reis – coordenador do Centro Pop.
______________________________________________
*Fotos: Cáritas Arquimoc e CRDH/Norte
***Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com