Alegrai-vos no Senhor!

Os seguidores de Jesus possuem como característica fundamental a alegria. Quem experimenta do Senhor recebe d’Ele a alegria como dom, que não consiste em um simples bem-estar, mas na fortaleza em meio aos revezes da vida. A graça que inunda o coração do discípulo-missionário o encoraja a relativizar tudo em função do Evangelho. Em uma de suas parábolas, Jesus apresenta a história de um homem que encontra um tesouro em um campo. Com alegria, ele vende tudo e compra aquele terreno (cf Mt 13,44). Essa parábola também ressoa no testemunho de tantos mártires que, com alegria, entregaram suas vidas a exemplo do Mestre. Em última análise, a alegria do discípulo se encontra no próprio Senhor.

A antífona de entrada deste domingo nos exorta à alegria. Vale lembrar que essa antífona dá a tônica e o nome para o terceiro domingo do advento, o domingo da alegria. Já nos encaminhamos para o final deste tempo litúrgico. Assim, as nossas celebrações, muito mais do que somente apontar para a solenidade do Natal, trazem-nos à memória a nossa feliz expectativa do encontro definitivo com o Senhor. A espera do Senhor não deve consistir em um tempo de tortura e ansiedade, mas de uma alegre expectativa que aumenta a cada passo que damos em direção a Ele. Na alegria nos dirigimos para Aquele que nos atrai, nos provoca e nos espera.

Celebrar a alegria da expectativa, da espera do Senhor, consiste em ter uma memória agradecida, um coração sensível para as miudezas do caminho, um olhar atento para as necessidades dos companheiros de viagem e passos firmes em direção à nossa meta. Com efeito, já experimentamos no percurso a alegria do abraço que nos aguarda na chegada. Uma frase da obra “O pequeno príncipe” ilustra bem essa condição: “Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz”. O coração de quem ama já palpita de alegria pela espera do amado. Por isso, ecoa constantemente o convite de Paulo: alegrai-vos! Sem nos deixar contaminar pelo pessimismo, deixamos no mundo a marca da alegria de quem se dirige para o encontro com o amado.

Padre George Luís Cardoso Silva
Equipe Arquidiocese em Missão

Compartilhar

Categorias