Há 800 anos, no Natal de 1223, São Francisco de Assis criou o primeiro presépio da história. Em Greccio, uma pequena cidade italiana, Francisco reuniu os moradores locais para encenar o nascimento do Menino Jesus, para que todos pudessem compreender melhor a grandiosidade daquele acontecimento.
Para comemorar oito séculos de história, o arcebispo de Montes Claros, dom José Carlos de Souza Campos, acompanhado da presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e leiga da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, Sônia Gomes de Oliveira, visitou no último sábado, 23, a residência de uma família que há mais de cem anos monta o presépio.
O arcebispo foi acolhido com alegria pelo senhor Manoel Messias e sua família em sua casa, no bairro Santos Reis, em Montes Claros-MG. A visita de dom José Carlos é um incentivo para que cada vez mais as famílias recuperem a tradição de montar o presépio em preparação para o Natal.
De acordo com o arcebispo, ao olhar para a manjedoura, é possível contemplar muitos elementos importantes em nossa vida. “No presépio há natureza, que está precisando de cuidado; no presépio há gente, que também precisa do cuidado de todos, e cada um oferecer o melhor de si para o outro”, afirmou Dom José Carlos, lembrando ainda da presença dos animais no presépio, “que também precisam do cuidado humano para que não cheguem à extinção”.
No presépio há lugar para todos, segundo o arcebispo de Montes Claros, pois tem gente simples, como os pastores, e pessoas sofisticadas, como os Reis Magos. “O presépio fala da vida, fala do ser humano, fala das relações, fala da totalidade da criação”, acrescentou.
Mais do que montar o presépio em casa, é preciso fazer do nosso coração lugar de acolhida para o Menino Jesus. Dom José ainda falou da importância do presépio como lugar de oração. “Nunca se esqueça de montar o seu presépio por ocasião do Natal e de rezar sempre diante dele”. Na manjedoura, “Deus desce, toma nossa carne para nos salvar”, apontou o arcebispo, enfatizando que o significado do nome Jesus é “Deus salva”.
“Deus desce para nos fazer subir com Ele, esta é a alegria do Natal, este é o mistério da encarnação”. Assim, dom José concluiu sua mensagem sobre o presépio. Ele também manifestou sua gratidão a todos que mantêm esta tradição, e aos foliões, que ao redor da festa dos Santos Reis, passam de casa em casa para homenagear o Menino Jesus.
__________________________________________ *Fotos: Laura Tupinambá **Comunicação Arquidiocese de Montes Claros (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com