• Homepage
  • /
  • Arquimoc Viva
  • /
  • Dom José Carlos abençoa as novas instalações da Casa de Acolhimento Rosa Mística

Dom José Carlos abençoa as novas instalações da Casa de Acolhimento Rosa Mística

Uma inspiração divina, é assim que é definida a Casa de Acolhimento Rosa Mística pela sua presidente Eliane Ventura.

A instituição, que surgiu em meio a pandemia de Covid-19, tem como finalidade acolher mulheres em situação de rua. O local, situado no bairro Roxo Verde, em Montes claros, foi inaugurado com a capacidade de receber 12 mulheres. No entanto, com a necessidade de acolher um número maior de pessoas, foi preciso procurar um novo espaço.

Após mais de três anos da sua inauguração, outro lugar foi encontrado e a Casa de Acolhimento Rosa Mística está em um novo endereço, uma casa mais ampla com capacidade de acolher 23 mulheres, quase o dobro da antiga residência.

A nova sede, no Bairro Jardim São Luís, em Montes Claros, precisou passar por reformas e adaptações para acolher as mulheres atendidas pela instituição. Este processo só foi possível graças a contribuição de doadores, como explica Eliane Ventura: “Quando fomos fazer o processo de ampliação criamos uma vaquinha online, através dela as pessoas interessadas podiam e ainda podem continuar nos ajudando, ela ainda está ativa”.

O novo espaço, já em funcionamento, recebeu a visita do Arcebispo de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, no dia 29 de janeiro. Na ocasião, o arcebispo abençoou as novas instalações, presidiu a Santa Missa com a celebração de batizados, primeira comunhão e crisma de algumas mulheres acolhidas. Também deu a bênção de nova capela e entronização do Santíssimo Sacramento. O Cônego Michel Junior Valério, O.Praem, concelebrou a cerimônia.

Para Eliane Ventura, a presença de Dom José Carlos na Casa de Acolhida é reflexo da unidade que a instituição busca ter com a Igreja local. “Para nós foi uma alegria imensa ter Dom José Carlos conosco. A forma como ele nos acolheu desde que chegou na Arquidiocese e entendeu o nosso propósito, a nossa missão, é motivo de muita graça. O nosso trabalho só faz sentido se estivermos em unidade com a Igreja”.

Além do aumento na capacidade de acolhida, a nova residência abriga uma confeitaria, esse trabalho já era desenvolvido anteriormente, mas em espaços separados. Como a novo imóvel é maior, foi possível a sua construção no mesmo local.

A confeitaria foi montada com a ajuda Fundo Nacional da Solidariedade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e tem como principal propósito ajudar as mulheres que são acolhidas a desenvolverem habilidades profissionais.

A presidente da Casa de Acolhimento Rosa Mística entende que os trabalhos da instituição precisam ir além, ela destaca que uma das metas é a construção de uma clínica de recuperação. “Muitas mulheres chegam em nossa casa fazendo uso bastante intenso de entorpecentes e outras drogas. A gente entende que uma clínica vai ser primordial para a gente iniciar um trabalho com essas mulheres que vem até nós nessa condição. Nós precisamos iniciar com a clínica para que elas passem por um processo de transição para a sociedade e assim teremos o nosso trabalho bem mais fortalecido”.

A Casa de Acolhimento Rosa Mística é mantida com a ajuda de leigos, doadores e voluntários. A vaquinha online que foi disponibilizada para a realização da reforma e adaptação da nova sede continua ativa e através dela as pessoas interessadas podem contribuir com a instituição. “Além da vaquinha online, os interessados também podem se tornar sócio benfeitor da casa, nós temos um cadastro que é feito para quem quer contribuir acima de 10 reais”. Conclui a presidente Eliane Ventura.

_____________________________________________
*Fotos: Casa de Acolhimento Rosa Mística
**Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com

Compartilhar

Categorias