Memoráveis são vossas maravilhas

Há um perene convite de Deus a olharmos para a caminhada de fé que até então fizemos: perceber em nossa vida o amor do Senhor na sua constante misericórdia que decide permanecer conosco em nossas dores e alegrias, em nossas conquistas e derrotas, num caminho bonito de fé que precisamos constantemente revisitar e encantar-nos diante de todas as sementes da Palavra de Deus lançadas nessa vinha, por homens e mulheres dispostos à evangelização, e que frutificaram.

Hoje, recordamos, com alegria, a constituição da porção desse povo norte-mineiro como Igreja Particular de Montes Claros, em seu 112º aniversário de criação. Há 112 anos São Pio X erigia a Diocese de Montes Claros através da bula “Postulat sane”. Desde então, houve uma longa caminhada trilhada pelo clero, pelos religiosos e pelos leigos que doaram suas vidas para o Reino de Deus nesse sertão cheio de fé.

Dom João Antônio Pimenta, Dom Aristides de Araújo Porto, Dom Antônio de Almeida Morais, Dom Luís Victor Sartori, Dom José Alves Trindade, Dom Geraldo Majela de Castro, Dom José Alberto Moura e Dom João Justino de Medeiros Silva contribuíram na caminhada da nossa Igreja diocesana e, os três últimos, também como Arcebispos Metropolitanos. Uma Igreja viva, com vários carismas e expressões de fé – tão marcada pela religiosidade do nosso povo, que em tantos lugares longínquos manteve acesa a chama da fé, ainda que não tivessem assistência tão efetiva do clero, devido à grande extensão territorial e à quantidade reduzida de sacerdotes que incansavelmente doavam suas vidas ao Senhor. Uma Igreja Particular que antecipava aquilo que o Concílio Vaticano II anunciava: que todos os batizados devem assumir sua missão de evangelização e não apenas o clero e os religiosos.

Assim, cultivando essa consciência de co-responsabilidade na evangelização, a caminhada da Igreja montes-clarense se consolidou ao longo dos seus mais de cem anos de história. Caminho que continua a ser seguido também hoje, a partir da disponibilidade de tantos que continuam levando adiante o amor de Cristo no sonho do Seu Reino – nossa maior expectativa, o Reino de Deus, que começa a ser vivido aqui e se plenificará na eternidade.

Oportunamente, lembramos do período de vacância que estamos vivendo, em razão da transferência de Dom João Justino para a sede metropolitana de Goiânia/GO, no dia 09 de dezembro de 2021. Período em que intensificamos nossas orações para que a porção do povo norte-mineiro seja agraciada com um novo Arcebispo, inspirado pelo Espírito Santo e que possa levar adiante, caminhando conosco, o Reino de Deus que tanto ainda necessita ser anunciado e implantado. Rogamos a Maria, Mãe da Igreja, padroeira da Arquidiocese de Montes Claros, que, neste 3º Ano Vocacional, interceda por nossa Igreja Particular, para que tenhamos suficientes operários na vinha do Senhor que se estende até aqui. Nosso Senhor “deixou memórias das suas maravilhas, o Senhor é clemente e compassivo” (Sl 111, 4). Nele confiamos cada passo da nossa Arquidiocese de Montes Claros.

Equipe Arquidiocese em Missão
Arquidiocese de Montes Claros

Compartilhar

Categorias