• Homepage
  • /
  • Notícias
  • /
  • Pela primeira vez catequistas são instituídos ministros em Santa Missa no Brasil

Pela primeira vez catequistas são instituídos ministros em Santa Missa no Brasil

Foto: Gustavo Cabral - Portal A12
Foto: Gustavo Cabral - Portal A12
Foto: Gustavo Cabral – Portal A12

Neste sábado (13) a Igreja no Brasil viveu uma ocasião histórica, dezenove catequistas de diversas regiões receberam, pela primeira vez em solo brasileiro, o Ministério de Catequista.

O Rito de Instituição ocorreu na Santa Missa de abertura com Laudes, do 4º dia da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, às 7h, No Altar Central do Santuário Nacional. A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria e presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Brustolin.

Em sua homilia, Dom Brustolin destacou que novos ministérios surgem na Igreja para atender as necessidades da atualidade. Nesse sentido, a Instituição do Ministério de Catequista é um alerta para o fortalecimento do anúncio da Palavra de Deus e o acompanhamento das pessoas nas comunidades e paróquias.

“Para os catequistas e para todos nós, ressoa a voz de Jesus no Evangelho de hoje: ‘Sou eu. Não tenham medo’ … A vida de cada um de nós deve ser uma Páscoa, passagem da escravidão, do pecado para a liberdade dos filhos de Deus. Para fazer a travessia, estamos todos juntos num barco. Este barco é a Igreja.”

Nesse contexto, o arcebispo disse que cada catequista escolhido para se tornar ministro possui um bispo, faz parte de uma Igreja local. Além disso, ser escolhido não é um prestígio, mas um chamado ao serviço e ao compromisso com a Igreja e Cristo e a colocar o próximo em primeiro lugar.

Dom Brustolin, ao concluir, mencionou sua gratidão a todos os catequistas:

“Muito obrigado! Recebam todos o nosso reconhecimento, o que seria da nossa igreja sem a vossa missão. Continuem incansáveis! Vocês têm um dom, vocês não se cansam, apesar do tempo frio, da escuridão e do vento que às vezes sopra. Continuem dizendo como Maria, como Nossa Senhora, Sim ao Pai… Nesta Casa da Mãe aparecida, revigore toda a sua vida e sua vocação…”, concluiu.

Fonte: Portal A12

Compartilhar

Categorias