• Homepage
  • /
  • Destaque Maior
  • /
  • Celebração da Festa do Imaculado Coração de Maria no Seminário Arquidiocesano

Celebração da Festa do Imaculado Coração de Maria no Seminário Arquidiocesano

A alegria tomou conta da comunidade do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria ao celebrarmos a Festa em honra ao Imaculado Coração de Maria. Esta celebração, em sintonia com a preparação para o Jubileu 2025 “Peregrinos da Esperança”, destacou o profundo espírito de oração solicitado pelo Papa Francisco, reafirmando seu valor e necessidade na vida da Igreja e do mundo.

No dia 29 de junho, sábado, a celebração teve início às 18h com a oração do Santo Terço na residência dos mordomos, família que acolheu a bandeira da festa em 2023 e a guardou até os festivos deste ano: Juliana, Jean, Luan e Sara, localizada na Avenida Norival Guilherme Vieira. A Solene Procissão seguiu para o Seminário Maior, onde foi celebrada a Missa Solene presidida por dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros. Após a missa, houve o hasteamento da bandeira, barraquinhas e shows, proporcionando um ambiente de fraternidade e alegria.

A Santa Missa contou com o Rito de Instituição de Acólitos, no qual os seminaristas John Winston Cardoso Sá, Cleyton Deivid Rodrigues Pereira, Messias Pereira e Matheus Rodrigues Lopes, do 4º ano de Teologia, foram instituídos acólitos. A celebração foi concelebrada por diversos sacerdotes envolvidos na formação dos seminaristas, incluindo o padre Arley Humberto da Silva Santos, reitor do Seminário Maior, o monsenhor Silvestre José de Melo, vigário geral da Arquidiocese, e os padres da Catedral Metropolitana de Montes Claros: padre Fernando José de Andrade, padre Lauro D’Angelos Meira Boas e padre Anderson Aguiar Alves.

Além dos sacerdotes, diáconos permanentes, seminaristas do Seminário Arquidiocesano, leigos e leigas da Catedral de Montes Claros e de várias localidades da Província Eclesiástica de Montes Claros participaram da celebração.

Homilia de Dom José Carlos

Em sua homilia, Dom José Carlos destacou a importância de Maria na história da salvação e na vida da Igreja. Ele ressaltou que Maria, plenamente humana, garantiu ao Verbo de Deus um corpo e uma natureza verdadeiramente humanos. Dom José enfatizou a inseparabilidade entre Jesus e Maria, lembrando que as virtudes e a santidade de Maria são méritos de seu Filho, Jesus Cristo.

“É sempre bom celebrar a Memória da Mãe, da Mãe Maria, e entender que não há Maria sem Jesus, e não há Jesus sem Maria. Maria, a Mãe plenamente humana, garante ao Verbo de Deus corpo verdadeiramente humano, natureza verdadeiramente humana. Jesus Cristo, Filho de Deus, precisou do seio Virginal e Imaculado de Maria para ser gerado como Verbo de Deus na história. E Maria precisa de Jesus.”

O arcebispo também abordou a importância da instituição de acólitos, afirmando que este é um passo significativo na caminhada vocacional dos seminaristas. Ele lembrou a comunidade da responsabilidade dos novos acólitos como guardiões da Sagrada Eucaristia e distribuidores dela aos irmãos, sublinhando a importância desse ministério na vida da Igreja.

“E nesta noite nós também temos a alegria de celebrar um passo a mais que esses quatro irmãos no caminho vocacional dão na direção ao sacerdócio, como nós esperamos. E se não chegarem lá, certamente, vão avançar levando consigo a tarefa preciosa dessa noite, que é de serem também guardiões da Sagrada Eucaristia e distribuidores dela aos irmãos.”

Dom José Carlos concluiu sua homilia convidando todos a seguir o exemplo de Maria, vivendo a bem-aventurança da pureza de coração para ver a Deus. Ele encorajou a comunidade a buscar um coração sereno, puro e imaculado, capaz de enxergar o mundo com os olhos e sentimentos de Deus.

“Eu o convido a todos, a vivermos a sexta bem-aventurança do Sermão da Montanha: ‘Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus’. Um coração imaculado é um coração puro. Um coração puro é um coração imaculado. Se nós progredirmos aí nesta bem-aventurança, como Maria também pouco a pouco vamos alcançar coração sereno, puro, imaculado, capaz de olhar todas as coisas, todas as pessoas, a natureza e o próprio Deus, entendendo isso do jeito de Deus e com o olhar de Deus, com os sentimentos de Deus.”

Agradecimentos

Ao final da celebração, o seminarista Matheus Rodrigues Lopes deixou uma mensagem de agradecimento a todos que colaboram com o Seminário Maior, destacando especialmente os padres e paroquianos da Catedral Metropolitana. Ele expressou a gratidão da comunidade seminarística pelo apoio contínuo e pelas orações, fundamentais para o crescimento espiritual e vocacional dos seminaristas. Matheus enfatizou a importância da união e do suporte da comunidade na caminhada rumo ao sacerdócio, e pediu a todos para rezarem pelos seminaristas, para que possam perseverar em sua vocação e servir a Deus com dedicação e amor.

Em seguida, o padre Arley Humberto da Silva Santos, reitor do Seminário Maior, fez seus agradecimentos a dom José Carlos pela presença e apoio contínuo. Padre Arley também deixou uma mensagem aos seminaristas que foram instituídos ao acolitato, encorajando-os a continuar firmes em sua caminhada vocacional e a viverem plenamente o serviço à Eucaristia e à comunidade.

Após o padre Arley, o padre Fernando José de Andrade, pároco da Catedral, agradeceu a todos que colaboraram com a organização da Festa do Imaculado Coração de Maria. Ele destacou a dedicação da família dos mordomos, Juliana e Jean, dos paroquianos, e dos seminaristas que estiveram à frente de cada equipe. Em reconhecimento ao esforço e dedicação de todos, o padre Fernando presenteou-os com alguns mimos, demonstrando gratidão pelo trabalho realizado.

A celebração da Festa do Imaculado Coração de Maria reforça a fé e o compromisso da comunidade do Seminário Maior com a oração e o serviço a Deus, inspirados pelo exemplo de Maria, nossa Mãe e Mestra.

Fotos: Laura Tupinambá

Clique aqui e confira mais fotos na Galeria Festa do Seminário Arquidiocesano 2024.

Compartilhar

Categorias