Na manhã desta quarta-feira, dia 14 de agosto, a Arquidiocese de Montes Claros promoveu o primeiro de uma série de treinamentos sobre a NR-6, norma regulamentadora que trata do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O evento aconteceu na Casa de Pastoral Santo Antônio, em Montes Claros/MG, e contou com a participação de 177 funcionários, incluindo profissionais das áreas de limpeza, zeladoria, auxiliares de secretaria e secretários do setor administrativo e das paróquias da Arquidiocese que estão na cidade de Montes Claros e nas cidades mais próximas.

A abertura do evento foi conduzida pelo diácono permanente Wander Calheiros, vice-ecônomo da Arquidiocese, que enfatizou a importância da segurança no ambiente de trabalho como um compromisso coletivo. Em sua mensagem, ele convocou a todos os líderes paroquiais a se envolverem ativamente: “Queridos padres e administradores paroquiais, estamos aqui na Casa de Pastoral fazendo a formação para os nossos colaboradores sobre NR-6, a respeito dos equipamentos de proteção individual e segurança do trabalho. Convidamos a todos vocês, padres, administradores e aqueles que estão à frente da paróquia, a nos ajudar a entender melhor e a colocar em prática todo o conhecimento que a Arquidiocese emprega aos seus colaboradores. Contamos com a sua participação e ajuda neste sentido.”
O treinamento foi conduzido por Evandro Alves de Araújo Andrade, engenheiro de Segurança do Trabalho da Contrei, empresa especializada em Medicina e Segurança do Trabalho que presta serviços à Arquidiocese. Ao falar sobre o treinamento, Evandro destacou: “Hoje pela manhã estivemos na Casa de Pastoral falando sobre Segurança do Trabalho, a importância da Segurança do Trabalho para os colaboradores e as medidas de controle dos riscos, os equipamentos de proteção individual e a conscientização de todos os funcionários. Espero ter contribuído.”
A organização do treinamento foi liderada pelo Departamento de Pessoal da Arquidiocese, sob a coordenação de Sideni Marques, que contou com o apoio de Raissa Rodrigues, analista do Departamento, e Leiliane de Fátima, assistente do setor. Sideni enfatizou que o principal objetivo do treinamento é “prevenir acidentes e garantir a proteção dos trabalhadores contra os riscos presentes em seu ambiente laboral. Além disso, visamos orientar e treinar os profissionais sobre os tipos de equipamentos de proteção existentes, suas funções, bem como o seu uso correto, guarda e conservação.”
Os participantes também compartilharam suas impressões sobre a importância do treinamento. Jaciara Mota Cerqueira Versiani, secretária administrativa do Seminário Maior, expressou sua gratidão: “Deixo meu agradecimento sobre esse treinamento da NR-6, sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual. Um fato bem relevante na nossa Arquidiocese, nas paróquias, no nosso Seminário Maior, uma vez que fomos bem orientados sobre a segurança no trabalho, sobre os acidentes de trabalho que podem ser evitados. Parabéns!”
Marcus Renann de Oliveira Silva, secretário na Paróquia Nossa Senhora da Esperança em Nova Esperança/MG, também destacou a importância do treinamento: “É muito importante o treinamento que tivemos hoje sobre a segurança do trabalho, pois ela zela pela qualidade de vida e mantém o ambiente de trabalho mais seguro, promovendo segurança, evitando doenças e acidentes que podem ocorrer durante a atividade de trabalho diário.”
Reginaldo Higino de Lima, zelador da Catedral Metropolitana, compartilhou sua experiência: “Eu fui convidado para vir hoje neste treinamento e eu achei muito importante. Pra mim foi significativo. Coisas que eu não sabia, eu aprendi muito. Foi muito gratificante. Acho que foi bom pra todo mundo.”
Esse foi o primeiro treinamento realizado pela Arquidiocese, e o próximo ocorrerá na cidade de Salinas/MG, destinado às paróquias pertencentes a essa cidade e às demais da região. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Arquidiocese de Montes Claros com a segurança e a saúde de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.
Fotos e informações: Departamento de Pessoal da Arquidiocese de Montes Claros