Entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024, a Arquidiocese de Montes Claros esteve presente no Encontro Ampliado da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, realizado em Brasília-DF. O evento reuniu mais de 90 participantes, incluindo bispos, padres, religiosos, religiosas, seminaristas, formadores e membros de institutos seculares, com o objetivo de preparar e motivar para a vivência do Jubileu de 2025. O encontro também promoveu reflexões sobre as ações pastorais já realizadas e o planejamento das atividades futuras.
A abertura foi marcada pela celebração da Santa Missa, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Presidente da Comissão. Em seguida, o Padre Miguel Filho, Jesuíta e Assessor do Sínodo sobre a Sinodalidade, apresentou a metodologia da “Conversa no Espírito”, uma prática sinodal que incentiva o discernimento comunitário.
Representando a Arquidiocese de Montes Claros e o Regional Leste 2 da CNBB, o Pe. João Rafael Marques de Oliveira, assessor eclesiástico do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese e coordenador do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Regional Leste 2, participou ativamente do evento. Ele esteve acompanhado por Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e Presidente da Comissão no Regional, além de outros membros.
O encontro envolveu diversas instituições e organismos, como a Pastoral Vocacional, formação seminarística, vida e pastoral presbiteral, vida consagrada, institutos seculares, bispos eméritos e a Ordem das Virgens. Essa diversidade refletiu a importância da articulação entre os diferentes ministérios e vocações da Igreja no planejamento do futuro pastoral, em especial, para o Jubileu de 2025, cujo tema é “Peregrinos de Esperança.”
Fotos: Pe João Rafael