No dia 7 de dezembro, a Arquidiocese de Montes Claros será agraciada com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de La Salette, padroeira do Movimento Mães que Oram pelos Filhos. A celebração de acolhida acontecerá às 17h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Montes Claros, em uma missa presidida por Dom José Carlos, arcebispo de Montes Claros. Nesta ocasião especial, todas as Mães dos Grupos de Mães que Oram pelos Filhos da Arquidiocese são convidadas a participar, unindo-se em oração à “Bela Senhora” que, em seguida, visitará as paróquias locais que integram o movimento.
O Movimento Mães que Oram pelos Filhos conta, na Arquidiocese de Montes Claros, com nove grupos ativos, sendo três deles em Montes Claros, nas Paróquias São Norberto, São Sebastião e Nossa Senhora Rosa Mística. Os demais estão distribuídos nas cidades de Salinas, Bocaiuva, Coração de Jesus e Juramento. Em Bocaiuva, há dois grupos, um na Paróquia Santuário do Senhor do Bonfim e outro na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Em Salinas, os grupos estão na Paróquia Santo Antônio e na Paróquia São Geraldo. Em Coração de Jesus, na Paróquia Santíssimo Coração de Jesus, e em Juramento, na Paróquia Senhor Bom Jesus. Ao receber a visita da imagem de Nossa Senhora de La Salette, esses grupos fortalecem ainda mais sua missão de interceder por seus filhos e por todas as famílias.
O Movimento Mães que Oram pelos Filhos
Fundado em 2011 na Paróquia São Camilo de Léllis, em Vitória (ES), o Movimento Mães que Oram pelos Filhos nasceu da iniciativa de mães que, unidas pela fé, buscavam rezar e interceder por seus filhos. Inspirado pelo desejo de oferecer uma base religiosa sólida para suas famílias, o movimento cresceu rapidamente, alcançando várias cidades no Brasil e no exterior. Em 2014, o lançamento do livro Mães que Oram pelos Filhos – Tudo Pode Ser Mudado pela Força da Oração, em um evento da Canção Nova, deu visibilidade nacional ao movimento, que logo foi oficialmente reconhecido pela Arquidiocese de Vitória.
A escolha de Nossa Senhora de La Salette como padroeira do movimento está profundamente ligada à experiência de fé da fundadora, Angela Abdo, que viveu um momento de grande espiritualidade ao visitar o Santuário de Nossa Senhora de La Salette no Rio Grande do Sul. Nossa Senhora de La Salette, a quem o movimento devota especial intercessão, é representada como a mãe que chora pelos pecados da humanidade e intercede de maneira fervorosa. Santa Mônica, conhecida por sua dedicação e oração por seu filho Santo Agostinho, é também copadroeira do movimento, reforçando a missão de oração pelas famílias.
O Movimento Mães que Oram pelos Filhos tem como missão capacitar as mães a serem intercessoras ativas pela salvação e restauração das famílias. Através das orações, as mães experimentam uma transformação espiritual que atinge toda a família, promovendo uma renovação na vida sacramental e de fé. Esse compromisso de fé reflete-se também em ações de caridade e evangelização, promovidas pela Associação de Mães que Oram pelos Filhos (AMO), organização sem fins lucrativos criada em 2016 para apoiar o movimento.
A Arquidiocese de Montes Claros e o Movimento Mães que Oram pelos Filhos convidam todas as mães e famílias para se unirem nesta missa especial de acolhida da imagem de Nossa Senhora de La Salette. Que, pela intercessão da nossa Mãezinha, possamos rezar por nossos filhos e por todas as crianças do mundo, fortalecendo as famílias e trazendo esperança e consolo aos corações de todos.