
No 7º dia da Novena em preparação para a Festa da Sagrada Família, celebrada na Paróquia Sagrada Família, no bairro Jaraguá, em Montes Claros, a comunidade recebeu a visita do arcebispo Dom José Carlos, que presidiu a Santa Missa, marcada pelo Rito de Dedicação da Igreja e um especial agradecimento à Congregação Sagrada Família, que, após mais de três décadas de serviço na Arquidiocese, agora entrega a missão.
A Missa, que aconteceu na noite de 9 de dezembro, foi concelebrada pelo Pe. Paulo César Nogueira, CSF, pároco da paróquia, e pelo Pe. Girólamo Zonca, CSF (Padre Jerônimo), vigário paroquial. Também estiveram presentes os diáconos Francisco David Silva e Waldir de Brito, que assistiram a celebração. Durante o Rito de Dedicação, a igreja foi consagrada ao Senhor, reforçando ainda mais o compromisso da comunidade com sua fé.
Dom José Carlos aproveitou a oportunidade para expressar sua imensa gratidão à Congregação Sagrada Família, que ao longo de mais de três décadas de dedicação na Arquidiocese de Montes Claros, contribuiu profundamente para o desenvolvimento da fé e da comunidade local. O arcebispo destacou a importância da missão evangelizadora e o legado deixado pelos membros da congregação, que, agora, com a necessidade de atender a outras tarefas, partem para novos destinos.
Em suas palavras, Dom José Carlos afirmou: “Já estão aqui por mais de três décadas e agora, com a grave necessidade da congregação, vão partir para outras tarefas. Certamente não é uma decisão fácil de digerir e de aceitar, nem pelo bispo, nem por eles, porque fizeram história aqui. Mas, é preciso entender que é assim também a missão. Hoje aqui, amanhã acolá, mas o importante é não deixar de servir.”
Ele seguiu dizendo que, embora a partida da Congregação Sagrada Família seja um momento de despedida, “haverá outros que virão, para que também aqui continue a bela missão de educar a fé dessa nossa gente, neste pedaço da cidade… Gratidão imensa a eles, deixaram aqui as suas marcas, o seu cheiro, o seu carisma.” Dom José Carlos expressou o desejo de que os membros da congregação, onde quer que estejam, continuem semeando o amor de Deus e educando a fé dos irmãos.
Por fim, o arcebispo fez um convite à comunidade: “Vamos adiante cultivando nossa fé, e a partir dela alimentamos nossas mais profundas esperanças. O tempo novo e bom vai chegar, onde Deus e nós haveremos de habitar essa terra com mais alegria, mais justiça, mais paz, mais fraternidade.” Ele reafirmou que, com fé em Deus, o futuro será promissor, e a Igreja dedicada naquele dia será um local de constante encontro com o Senhor.
A Festa da Sagrada Família que teve início no dia 3 de dezembro, segue até o dia 15 de dezembro, com programação que inclui missas, novena, tríduo e as tradicionais barraquinhas com shows. O tema da Novena é “Com a Sagrada Família, peregrinos da esperança”, e o lema “Jesus, Maria e José, modelos de oração, ensinai-nos a rezar” um convite todos os fiéis a refletirem sobre o poder da oração, buscando sempre em Cristo um modelo de fé e devoção.
Fotos:




































