De 12 a 27 de abril, o Movimento Brasil com Fé, junto ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor, vai realizar o evento “BRASIL COM FÉ – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”. A cruz original da celebração sairá em Peregrinação do Museu da Sé de Braga, em Portugal, e peregrinará por várias cidades de Portugal e do Brasil. O evento também vai abrir os festejos dos 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, iniciadas com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal, em 1825. Na próxima segunda-feira, 7 de abril, às 9h, haverá uma coletiva de imprensa no Santuário Cristo Redentor sobre os detalhes do evento.
A primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, é amplamente reconhecida como marco fundacional da história nacional. Presidida pelo franciscano Frei Henrique de Coimbra, essa celebração foi mais do que a consagração de uma nova terra ao cristianismo: foi um encontro profundo e transformador entre culturas, crenças e cosmovisões.
A cruz original, atualmente preservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos. Neste Ano Jubilar, marcado pela esperança e desejo de renovação, a Peregrinação desta cruz une passado e presente, reforçando valores de fraternidade e celebrando a rica diversidade cultural e espiritual. O evento também visa promover o diálogo de cooperação entre instituições de destaque.
Ao todo no evento “BRASIL COM FÉ – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, serão cerca de 20 cidades por onde a cruz original da Primeira Missa no Brasil peregrinará.
Programação da Peregrinação da cruz original da Primeira Missa no Brasil:
• 12 de abril: Saída de Braga e Fátima, Portugal
• 13 de abril: Cascais e Almada, Portugal
• 14 de abril: Lisboa, Portugal
• 15 de abril: Chegada ao Brasil – São Paulo – SP, Brasil
A cruz chegará a São Paulo (SP) no dia 15 de abril. A primeira celebração será uma missa na catedral metropolitana, celebrada pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro cardeal Scherer, às 12h. Em seguida, uma procissão liderada pelos Arautos do Evangelho sairá da catedral em direção do Pátio do Colégio, local da fundação da cidade de São Paulo.
• 16 de abril: Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá – SP, Brasil
No dia 16 de abril, a cruz estará na região conhecida como o Vale da Fé, visitando as cidades de Cachoeira Paulista (SP), Aparecida (SP) e Guaratinguetá (SP).
• 17 de abril: Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a cruz vai para o Rio de Janeiro (RJ), onde estará na missa do Crisma celebrada pelo arcebispo, dom Orani João cardeal Tempesta, às 9h, na catedral metropolitana.
• 18 de abril: Porto Alegre – RS, Brasil
Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a cruz estará em Porto Alegre (RS), para a Celebração da Paixão do Senhor na catedral metropolitana de Porto Alegre, no Centro Histórico, às 15h, que será celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime cardeal Spengler.
• 19 de abril: Maricá e Rio de Janeiro – RJ, Brasil
No Sábado Santo, 19 de abril, a cruz volta para o estado do Rio de Janeiro, onde estará na cidade de Maricá (RJ) às 10h para uma oração e o Ofício das Leituras, conduzidos pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói, dom Geraldo de Paula Souza. A oração será no Memorial José de Anchieta, em Araçatiba, com a participação de indígenas de Maricá e do Rio de Janeiro.
Às 17h30, a cruz vai para o Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para a Vigília Pascal.
• 20 de abril: Rio de Janeiro – RJ, Brasil
No domingo de Páscoa, 20 de abril, a cruz estará novamente na catedral metropolitana do Rio de Janeiro para a missa às 8h da Ressurreição de Jesus Cristo, celebrada por dom Orani. Depois, vai para um almoço de Páscoa para cerca de 3 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
• 21 e 22 de abril: Brasília – DF, Brasil
No dia 21 de abril, chegará a Brasília (DF) para a missa das 10h na catedral Nossa Senhora Aparecida. A missa será rezada pelo arcebispo, cardeal Paulo Cezar Costa, por ocasião do jubileu da arquidiocese e pelo aniversário de Brasília. No dia seguinte, ela vai para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) às 8h e depois para uma Sessão Solene no Congresso Nacional e o Lançamento do Selo Comemorativo do “Jubileu dos 525 Anos da Primeira Missa no Brasil” dos Correios. Às 12h será rezada uma missa com a Frente Parlamentar Católica, e às 15h haverá uma sessão solene no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
• 23 e 24 de abril: Belém – PA, Brasil
Em 23 de abril, a cruz vai para Belém (PA) onde às 20h será celebrada uma missa na catedral metropolitana, na Cidade Velha, pelo Cuidado da Casa Comum. No dia seguinte, estará às 7h numa missa na basílica santuário de Nossa Senhora de Nazaré e às 9h30 visitará a sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
• 25 de abril: Salvador – BA, Brasil
A cruz chega a Salvador (BA) em 25 de abril, e sai em procissão da basílica santuário Senhor do Bonfim, no Largo do Bonfim, às 11h, para o santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, onde haverá missa às 12h. Às 18h haverá uma ação cultural em frente à Igreja e Convento São Francisco, no Pelourinho.
• 26 de abril: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália – BA, Brasil (Culminando com a celebração dos 525 Anos da Primeira Missa no país)
A peregrinação termina em Porto Seguro (BA), no dia 26 de abril, dia em que se celebram os 525 Anos da primeira missa no Brasil. Às 13h haverá uma carreata com a cruz saindo da paróquia São Sebastião em direção ao local onde ocorreu a celebração histórica, em Santa Cruz Cabrália. Às 14h30, a Procissão de Nossa Senhora da Esperança sairá da Praça da Juventude, em Coroa Vermelha, e irá até a Praça do Cruzeiro, também em Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, onde será a Missa Pontifical dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, rezada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio cardeal da Rocha, às 16h.
• 27 de abril: Retorno a Braga, Portugal
Sobre o Movimento Brasil com Fé
O Movimento Brasil com Fé nasce como uma voz unificada em defesa da fé e da liberdade religiosa. É um movimento livre, independente de crenças ou denominações, que reconhece e protege o direito de cada indivíduo à sua expressão religiosa, sem medo, sem perseguição, sem intolerância. A fé é um direito humano fundamental, garantido pela Constituição Brasileira, que assegura a liberdade de crença e o respeito à diversidade religiosa. No entanto, atualmente, a intolerância, o desrespeito e o proselitismo agressivo ameaçam a vivência da espiritualidade, gerando exclusões e violações de direitos. Diante disso, o Brasil com Fé busca fortalecer a cultura da paz, do respeito e da convivência harmoniosa entre todas as expressões de fé e ser contra qualquer forma de imposição religiosa, reconhecendo que a escolha da fé deve ser um ato livre e consciente, nunca imposto ou forçado, reconhecendo e respeitando quem não possui religião ou não crê e promovendo um diálogo com todos, independentemente de sua visão sobre a espiritualidade.
A fé e a cultura se entrelaçam, moldando histórias, tradições e valores que sustentam a identidade dos povos. O movimento surge para afirmar essa conexão, promovendo iniciativas que reforcem o papel da religião e da espiritualidade na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, sem excluir aqueles que não compartilham dessa vivência, e se propõe a conectar a sociedade ao diálogo inter-religioso, à educação para a tolerância e à valorização da fé como um patrimônio imaterial da humanidade.
Brasil com Fé. Pela liberdade, pela cultura, pelo respeito.
Fonte: Movimento Brasil com Fé e ACI Digital | Foto de capa: Tesouro - Museu da Sé de Braga