Neste mês de maio, tradicionalmente dedicado à Virgem Maria, o Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI) de Montes Claros oferece às comunidades da Arquidiocese uma reflexão especial intitulada Mãe da Esperança. O texto propõe um olhar renovado sobre Maria como modelo de fé, humildade e missão, enriquecendo a vida pastoral das comunidades e fortalecendo a espiritualidade do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP).
Inspirado pelo espírito do Ano Jubilar e pelo tema “Peregrinos da Esperança”, o artigo convida os fiéis a contemplarem a figura de Maria como aquela que, com o seu “sim”, tornou-se morada de Deus e exemplo maior de obediência e confiança. “Nada é impossível para Deus”, recorda o texto, destacando que Maria, simples jovem da periferia de Nazaré, foi escolhida para acolher o Salvador em seu seio.
A reflexão também evoca a saudação do Anjo – “Ave, cheia de graça” – como sinal da grandeza espiritual da Mãe de Jesus, contrapondo-a à figura de Eva, e apresentando Maria como a nova mulher da esperança e da salvação.
Ao partilhar este conteúdo, o COMIDI motiva os fiéis a seguirem o exemplo da “Discípula mais perfeita”, como a chamou o Papa Francisco, e a manterem viva a esperança cristã em cada gesto de fé e serviço nas comunidades.
Mãe da Esperança, rogai por nós!