• Homepage
  • /
  • Destaque Maior
  • /
  • Arquidiocese celebra 10 anos da Páscoa definitiva de Dom Geraldo Majela com missa na Catedral Metropolitana

Arquidiocese celebra 10 anos da Páscoa definitiva de Dom Geraldo Majela com missa na Catedral Metropolitana

Na manhã desta quarta-feira, 14 de maio de 2025, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Montes Claros, foi celebrada a Santa Missa em memória dos 10 anos de falecimento de Dom Geraldo Majela de Castro, O. Praem., quarto bispo e primeiro arcebispo de nossa Igreja Particular. A celebração foi presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, atual arcebispo metropolitano, e concelebrada pelo Padre Fernando José de Andrade, pároco da Catedral, pelo Padre Lauro D’Angelos Meira Boas, vigário paroquial, e pelo Cônego Michel Junior Valério, O. Praem., Prior do Priorado Nossa Senhora Aparecida e São Norberto — congregação da qual Dom Geraldo fez parte. A celebração foi marcada por reflexões profundas sobre a vida, a missão e o legado deixado por Dom Geraldo.

A Eucaristia, celebrada na Festa de São Matias, apóstolo, destacou a dimensão pascal do momento vivido: a memória agradecida pela vida e missão de Dom Geraldo se uniu à certeza da vida eterna. Dom José Carlos ressaltou, em sua homilia, que “a Eucaristia é a Páscoa de cada dia”, tornando presente, entre nós, a realidade eterna vivida hoje por Dom Geraldo, que já contempla o Cordeiro de Deus no trono, como narrado no livro do Apocalipse.

A celebração também foi significativa por marcar a primeira missa de Dom José Carlos, na Catedral, após a eleição do novo Papa, Leão XIV. O arcebispo lembrou que a escolha do papa, como a de Matias entre os Doze, é obra do Espírito Santo. Ele reforçou a importância de acolher o novo Sucessor de Pedro com oração, afeto e plena comunhão, reconhecendo nele não apenas o sucessor de Francisco, mas o legítimo portador do ministério confiado por Cristo ao primeiro dos apóstolos.

“O Papa Leão XIV não é sucessor de Francisco, é sucessor de Pedro e isso é muito importante. Não se trata de copiar Francisco. Certamente Francisco deixa um belíssimo legado que não pode ser esquecido e Leão já demonstrou apreço e afeto por este legado, mas Leão tem plena consciência de que de fato está na igreja como bispo de Roma, como sucessor do apóstolo Pedro. É ele que Deus escolheu para nós neste tempo, para além de toda influência midiática e para além de todos os nossos gostos. Imagino que ele não estava na lista de muita gente, para não dizer de quase ninguém, mas foi exatamente este que o Espírito Santo escolheu”. (Dom José Carlos)

A homilia trouxe ainda uma bela reflexão sobre a vocação, lembrando que a escolha divina antecede qualquer iniciativa humana: “Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi”. Assim, Dom José recordou que a eleição do papa, dos bispos e dos ministros ordenados é sempre resposta a um chamado divino. A Igreja, por sua oração, ajuda a escutar e a confirmar essa escolha, como também ocorreu na vida e missão de Dom Geraldo.

Com palavras afetuosas e cheias de respeito, Dom José Carlos fez memória da figura serena e firme de Dom Geraldo Majela, destacando seu vínculo singular com a Igreja de Montes Claros: nascido, ordenado presbítero e bispo nesta mesma Igreja, onde serviu com humildade e alegria.

Lembrou ainda de seu modo de evangelizar:

  • Sobre quatro rodas, vencendo grandes distâncias em tempos difíceis;

  • Sobre duas rodas, quando, já debilitado, continuava sua missão em cadeira de rodas;

  • Sobre quatro pés de uma cama, evangelizando com o olhar sereno, a presença silenciosa e a oração constante nos anos finais de sua vida.

O quarto arcebispo de Montes Claros também destacou que Dom Geraldo permaneceu no amor de Cristo até o fim, mesmo diante das limitações impostas pela doença. Foi pastor fiel, que soube dar a vida por suas ovelhas, tornando-se sinal eloquente de amor e perseverança vocacional. Sua simplicidade, alegria, fala mansa e espírito conciliador marcaram profundamente a vida da Arquidiocese.

Dom José Carlos sublinhou o papel de Dom Geraldo na implementação das intuições do Concílio Vaticano II no Norte de Minas, ressaltando sua contribuição para a vivência eclesial renovada da Arquidiocese. Seu ministério lança raízes que alimentam a caminhada do povo de Deus, especialmente na preparação para os 60 anos da primeira grande assembleia da diocese de Montes Claros, a serem celebrados em 2026.

“Nós agradecemos imensamente a Deus por saber que este homem passou pelo meio de nós. Deixou a sua marca, o seu cheiro. Ele foi um dos responsáveis pelo grande dinamismo no pós-concílio, aqui nesta grande igreja, nesse norte do nosso estado. Aqui avançaram as grandes intuições do concílio. No próximo ano, nós vamos comemorar 60 anos da primeira grande assembleia da diocese de Montes Claros. Um ano praticamente depois do final do concílio. Ele já estava ali como colaborador de Dom Trindade. Já veremos de reconhecer isso e celebrar isso oportunamente no próximo ano.” (Dom José Carlos)

Ao concluir sua homilia, Dom José Carlos elevou um louvor a Deus pela vida de Dom Geraldo, reconhecendo-o como um verdadeiro dom para a Arquidiocese de Montes Claros. Seu testemunho de fidelidade, simplicidade e amor permanece vivo na memória e no coração do povo que ele pastoreou.

Após a bênção final, Dom José Carlos convidou os presentes a visitar a cripta da Catedral, onde Dom Geraldo está sepultado. Ele afirmou:

“Após a missa, aqueles que quiserem poderão visitar o túmulo de Dom Geraldo aqui na nossa cripta da catedral. E também lá fazer uma oração por ele, pedindo a ele que nos ajude a evangelizar neste tempo, estas terras, como ele fez do seu jeito, no seu tempo. E peçamos à Virgem Maria, que ele, Geraldo, já contempla no céu, que nos ajude na missão enquanto estamos ainda no caminho.”

Que sua lembrança continue a inspirar novos vocacionados, evangelizadores e servidores da Igreja. E que seu olhar, agora do céu, continue a nos guiar.

Confira abaixo a Santa Missa pelos 10 anos de falecimento de dom Geraldo Majela ao vivo e na íntegra:

Transmissão: Pascom Catedral de Montes Claros

Compartilhar

Categorias