A Arquidiocese de Montes Claros realiza, no dia 31 de maio, sábado, o Jubileu das Comunicações, das Artes e da Religiosidade Popular, dentro da programação do Ano Santo de 2025 – Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco. O momento celebrativo acontecerá no município de Bocaiuva-MG, e reunirá comunicadores, artistas, músicos, integrantes da Pastoral da Comunicação (Pascom), grupos culturais, Catopês, Foliões e devotos, em uma tarde de fé, cultura e comunhão.
A programação terá início às 15h, com a acolhida na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e com palestra e do rito inicial do Jubileu. Às 16h, sai a peregrinação rumo ao Santuário Arquidiocesano Senhor do Bonfim, onde será celebrada, às 17h, a Santa Missa presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo metropolitano de Montes Claros.
O Jubileu tem como objetivo valorizar e agradecer pelos dons e talentos comunicativos, artísticos e culturais presentes no povo de Deus, que expressam a beleza da fé através da música, das artes visuais, da dança, da escrita, das celebrações populares e das tradições religiosas.
“A Igreja reconhece a importância da comunicação e da arte como caminhos de evangelização e expressão da fé. Esse Jubileu é um chamado a todos os que, com criatividade e sensibilidade, colaboram na missão de levar esperança ao mundo”, afirma o padre George Luís, coordenador do Secretariado para a Comunicação da Arquidiocese e membro da equipe de organização deste jubileu.
O convite é estendido a todas as pessoas que atuam nos meios de comunicação, nas expressões artísticas e nas manifestações da religiosidade popular: venham com seus instrumentos, trajes, símbolos, vozes e corações, e participem deste momento especial de gratidão e consagração no caminho do Jubileu da Esperança.