No dia em que a Arquidiocese de Montes Claros celebrou o Jubileu do Ministério Ordenado e da Vida Consagrada, quatro novos diáconos transitórios foram ordenados pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom José Carlos, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros – MG.

Cleyton Deivid Rodrigues Pereira, John Winston Cardoso Sá, Matheus Rodrigues Lopes e Messias Pereira receberam o Sacramento da Ordem no grau do diaconato, no Santuário do Senhor do Bonfim, em Bocaiuva – MG, neste sábado, dia 02 de agosto.
A Ordenação Diaconal foi realizada dentro das celebrações do Jubileu do Ministério Ordenado e da Vida Consagrada. Padres, diáconos, religiosos e religiosas, presentes na Arquidiocese de Montes Claros, celebraram a vocação em peregrinação ao Santuário, uma das igrejas jubilares da Arquidiocese.
A programação do Jubileu teve início às 07h, com a acolhida na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, após um momento de reflexão, os peregrinos seguiram em procissão rumo ao Santuário Senhor do Bonfim, onde foi celebrada a Missa Solene com o Rito de Ordenação Diaconal.
No início de sua homilia, Dom José Carlos, falou sobre a escuta misteriosa da voz de Deus que chamou os futuros diáconos ao seu encontro.
“Não sei onde o Senhor vos encontrou, nem como vos fez saber que vos queria para ele desde o ventre materno. Mas sei, que esta palavra de chamamento chegou a vossos ouvidos e permaneceu no vosso coração e vos fez superar os medos iniciais e avançar pelos longos anos de formação”.
Dom José Carlos exortou os quatro seminaristas a serem testemunhas autênticas da missão confiada por Deus. “Cuidai do vosso testemunho e daquilo que ensinais, a fim de que ninguém seja induzido ao erro, a heresia, a mentira acerca de Deus e do seu mistério. Sede samaritanos de caridade misericordiosa e inclusiva. Sede santos cuidadores de coisas santas”.
O Arcebispo ressaltou “três verdades que precisam nos acompanhar no caminho do discipulado”. A primeira verdade é a condição de pecadores. “Diante desta realidade jesus é a medida de perfeição”, afirmou.
Dom José Carlos convidou os futuros diáconos a seguirem o exemplo do apóstolo São Pedro, que largou as velhas redes de pesca para seguir a Cristo. “Olhando-vos nos olhos, digo-vos a semelhança de Jesus. De hoje em diante sereis diáconos, pescadores de homens e mulheres. Convido-vos a lançar-vos todos os dias aos pés de Jesus como Simão, para acusar vossa condição de pecadores, deixar-vos curar pela misericórdia de Deus e assim sereis capacitados para continuar lançando redes pela via do testemunho, da palavra crível, do exemplo edificante, da autoridade discreta, da simplicidade de coração”.
“Não tenhais medo”; esta foi a segunda verdade apontada pelo arcebispo. Ele destacou que diante dos medos é preciso permanecer unido a Deus e manter o coração firme nele. “Não te assustes na contrariedade, suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes”. Afirmou Dom José Carlos, citando o livro do Eclesiástico.
A terceira verdade no caminho do discípulo, de acordo com o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, é a motivação. “A terceira e última verdade é a motivação com que devemos realizar nossas vocações, nossos ministérios, nossos ofícios, nossos carismas. Se não for por amor, por um grande amor recebido e oferecido, então não terá valor nem sentido, nenhuma dedicação nossa”.
Dom José Carlos também dirigiu algumas palavras aos demais ministros ordenados e consagrados presentes na Santa Missa. “Neste jubileu que vivemos hoje, avancemos para as águas mais profundas e pescas mais ousadas do ministério sagrado e da vida consagrada. Lembremo-nos de que somos pecadores e sempre convidados à conversão e à experiência restauradora da misericórdia. Isso nos levará à estatura de Cristo. Não nos deixemos estagnar pelo medo e pelas desculpas”. O arcebispo enfatizou que é preciso manter os ouvidos atentos pelo cultivo autêntico da espiritualidade.
Após a homilia, Dom José Carlos deu continuidade ao rito de Ordenação Diaconal dos quatro seminaristas. Com a imposição das mãos e a oração do Arcebispo, eles assumiram publicamente o ministério do diaconato, colocando-se a serviço de Deus e da Igreja com amor, coragem e disposição para servir o povo de Deus em suas diversas realidades.
Antes de encerrar a celebração, Dom José Carlos convidou os peregrinos do Jubileu do Ministério Ordenado e da Vida Consagrada para aproximarem do altar como forma de agradecimento pelo sim de cada um ao chamado de Deus.
Confira as fotos da Ordenação Diaconal e do Jubileu do Ministério Ordenado e da Vida Consagrada
Fotos: Pascom Santuário Senhor do Bonfim e Laura Tupinambá