Ao Povo de Deus congregado na Igreja Católica Apostólica Romana, presente na Arquidiocese de Montes Claros um ensinamento e um alerta:
- Moram em Montes Claros, dois membros da Igreja Católica Brasileira;
- A Igreja Católica Brasileira não está em comunhão plena conosco;
- Por isso, os sacerdotes desta Igreja não celebram validamente nossos sacramentos;
- Eles também não podem concelebrar nossos ritos.
Estejam, portanto, atentos para que não haja confusões nem abusos.
Assessoria de Comunicação
A Igreja Católica Brasileira foi fundada em 1945, no Rio de Janeiro, pelo bispo Carlos Duarte Costa. Ele não concordava com algumas doutrinas da Igreja Católica Apostólica Romana e então decidiu se separar dela e criar sua própria igreja.
A instituição possui templos em quase todos os estados do país, e até fora do Brasil. Além disso, utiliza nomenclaturas (padre, bispo, paróquia, nomes de santos), vestes e ritos próprios do Catolicismo.
A Igreja Católica Brasileira é uma igreja independente que se separou da comunhão com o Vaticano, ela possui doutrinas e práticas diferentes, como a permissão para que padres se casem, a ordenação de mulheres e a aceitação da separação conjugal. Embora os ritos e sacramentos sejam semelhantes, a Igreja Católica Apostólica Romana não os considera válidos, devido à ruptura na sucessão apostólica.
Além disso, essa nova igreja não faz parte do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) por não comungar de princípios comuns a todas as igrejas ecumênicas.





