• Homepage
  • /
  • Destaque Menor
  • /
  • CNBB publica nota de solidariedade à diocese de Guarapuava e aos demais estados atingidos pelas fortes chuvas e tornado

CNBB publica nota de solidariedade à diocese de Guarapuava e aos demais estados atingidos pelas fortes chuvas e tornado

O violento tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) na tarde dessa sexta-feira, 7 de novembro, deixou um rastro de destruição impressionante. Segundo o Simepar e o governo do estado, o fenômeno foi classificado como de nível F3, com ventos que ultrapassaram os 250 km/h. Dados oficiais, até a publicação dessa matéria, apontam ao menos seis mortes e 437 feridos, conforme a Defesa Civil do Paraná. 

As imagens mostram casas completamente destelhadas, árvores arrancadas, postes caídos e colunas de cimento derrubadas. Em algumas áreas, estima-se que até 90% das edificações foram parcial ou totalmente destruídas. O governo estadual decretou estado de calamidade pública e mobilizou equipes de resgate, brigadas de bombeiros e apoio logístico para atendimento emergencial à população. 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Presidência, publicou neste sábado, 8 de novembro, uma “Nota de Solidariedade à diocese de Guarapuava, no Paraná, e aos demais estados atingidos pelas fortes chuvas”.

“Nos unimos em oração pelas vidas perdidas e pelas inúmeras famílias que tiveram suas casas destruídas “, diz um trecho da Nota.

A CNBB também conclama a Igreja no Brasil a unir-se em comunhão orante e solidária, colaborando, na medida do possível, com as ações de apoio humanitário e de reconstrução das áreas devastadas.

Confira abaixo a íntegra da nota da CNBB:

Nota de solidariedade à diocese de Guarapuava e aos demais estados atingidos pelas fortes chuvas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Presidência, manifesta sua solidariedade fraterna a Dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo da Diocese de Guarapuava, e a todo o povo, diante da tragédia que atingiu diversas cidades da região, especialmente o município de Rio Bonito do Iguaçu (PR).

Nos unimos em oração pelas vidas perdidas e pelas inúmeras famílias que tiveram suas casas destruídas.

Estendemos igualmente nossa solidariedade a todos estados atingidos pelas fortes chuvas, Paraná e Santa Catarina (Regionais Sul 2 e Sul 4).

Unimo-nos em oração pelas famílias enlutadas e desabrigadas, pedindo a Deus que as console e fortaleça neste momento de dor e incerteza.

Expressamos também nossa proximidade pastoral e apoio às comunidades e paróquias que estão se mobilizado em gestos concretos de caridade e solidariedade para socorrer os atingidos.

Conclamamos toda a Igreja no Brasil a unir-se em comunhão orante e solidária, colaborando, na medida do possível, com as ações de apoio humanitário e de reconstrução das áreas devastadas.

A CNBB permanecerá atenta e próxima, acompanhando o deslocamento das tempestades e os esforços das dioceses e das pastorais locais neste tempo de provação.

Que Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese de Guarapuava, interceda por todos, trazendo consolo, esperança e a renovação da vida.

Em comunhão e oração

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Ajuda solidária 

Nesse cenário de dor e urgência, a Cáritas Diocesana de Guarapuava, em articulação com o Regional Sul 2 da CNBB, lançou uma campanha de ajuda solidária para arrecadar recursos destinados às famílias atingidas. As doações podem ser feitas via PIX, pela chave CNPJ: 48791935/0001-60, ou pelo QR Code disponível na imagem abaixo. O destinatário pix é: CÁRITAS NOSSA SENHORA DE BELÉM DA DIOCESE DE GUARAPUAVA. 

Veja, no vídeo, a situação após o tornado:

Fonte: CNBB

Compartilhar

Categorias