A 55ª Edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reconheceu, no dia 23 de novembro de 2025, em São Paulo (SP), o talento e a dedicação de comunicadores mineiros que se destacaram pela qualidade e relevância de seus trabalhos.
Prêmios de Comunicação da CNBB
Criados para valorizar o trabalho de profissionais e iniciativas que promovem a vida, a justiça e a verdade, os Prêmios de Comunicação da CNBB se consolidaram, desde 1967, como um dos mais tradicionais reconhecimentos no campo da mídia brasileira. Concedidos anualmente, têm como objetivo destacar iniciativas que, nos mais diversos meios, promovem os valores do Evangelho e a dignidade humana. Entre as categorias tradicionais estão Margarida de Prata (Cinema), Microfone de Prata (Rádio), Dom Helder Câmara (Imprensa), Clara de Assis (Televisão), Dom Luciano Mendes de Almeida (Internet), Kerigma (Pastoral da Comunicação) e Papa Francisco (Teses e Dissertações Acadêmicas). Nesta edição, houve ainda a inclusão do novo Prêmio São Carlo Acutis, dedicado às áreas de publicidade, identidade visual e design digital. No total, a premiação recebeu 478 inscrições de iniciativas publicadas nos últimos três anos, abrangendo rádios, televisões, produções cinematográficas, jornais, revistas e plataformas digitais, especialmente nos veículos católicos do país.
Pe. Arnaldo Rodrigues da Silva, assessor de imprensa da CNBB Nacional, e a jornalista Talita Salgado conduziram a cerimônia. A entrega dos prêmios foi realizada por dom Jaime Spengler., arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB Nacional, juntamente com os demais membros da Presidência da CNBB: dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente; dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente; e dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral. Também participaram da cerimônia dom Valdir José de Castro, bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente do Regional Sul 1 da CNBB; e o padre Leandro Megeto, subsecretário adjunto-geral da CNBB.
Comunicadores do Regional Leste 2 receberam destaque nesta edição
Amanda Aparecida de Oliveira, atual coordenadora da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 2, representou a Pascom Regional Leste 2 ao receber o Prêmio Kerigma pela iniciativa “Plano Estratégico de Comunicação do Regional Leste 2 – 2023 a 2027”, desenvolvido pela Pascom do Regional. Conheça aqui.
A jornalista Janaina Santos, que acompanhou a Visita Ad Limina Apostolorum do Regional Leste 2 em 2022, foi reconhecida com o Prêmio Dom Helder Câmara, na categoria sites, hot sites e revistas, pela reportagem “Entre ruas e praças: um jeito de caminhar”, publicada na Revista da Pastoral Nacional do Povo da Rua. Conheça aqui.
Marcus Túlio Oliveira Neto, que atuou como coordenador da Pascom no Regional Leste 2 entre 2015 e 2019 e como coordenador nacional da Pastoral da Comunicação de 2020 a 2024, também foi reconhecido com o Prêmio Papa Francisco, destinado a teses e dissertações acadêmicas, pela pesquisa “Igreja em rede: análise comparativa das proposições dos papas Bento XVI e Francisco para a comunicação”. Conheça aqui.
A CNBB Regional Leste 2 parabeniza todos os participantes da 55ª edição dos Prêmios de Comunicação e, de modo especial, os comunicadores mineiros que tão bem representaram o Regional Leste 2 nessa significativa celebração do trabalho evangelizador por meio da comunicação. Para conferir a cerimônia completa e conhecer todos os premiados desta edição, acesse aqui.
Fonte: CNBB Leste 2 | Fotos: Arquivos pessoais e CNBB Nacional





