• Homepage
  • /
  • Destaque Maior
  • /
  • A construção do Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental da Arquidiocese de Montes Claros

A construção do Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental da Arquidiocese de Montes Claros

A origem da palavra diretório está ligada à ideia de guiar, dirigir ou organizar e estes são os propósitos da Arquidiocese de Montes Claros ao elaborar o Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental, que será apresentado no dia 25 de abril de 2026, por ocasião dos 25 anos de criação da Província Eclesiástica de Montes Claros.

O material está sendo organizado por uma comissão especial ligada ao Secretariado Arquidiocesano para a Liturgia. As linhas gerais do diretório foram apresentadas pelo Pe. Cleydson Rafael Neri, Assessor do Secretariado para a Liturgia, no último sábado, 07 de fevereiro de 2026; na Abertura do Ano Pastoral da Arquidiocese de Montes Claros.

A Comissão iniciou os trabalhos no final do ano de 2025, na conclusão do Jubileu da Encarnação. A equipe é composta por clérigos, religiosos (as), diáconos e leigos (as) que atuam na preparação dos diversos sacramentos. De acordo com o Pe. Cleydson Rafael, a ideia é “implantar um caminho sinodal afim de que todas as paróquias e comunidades possam falar uma única linguagem no que diz respeito a preparação e celebração dos sacramentos”.

O diretório está sendo elaborado com base nos documentos da Igreja, mas também conta com a colaboração dos fieis presentes na Arquidiocese. Durante a Abertura do Ano Pastoral 2026, os participantes do encontro se reuniram em grupos para dar sugestões na construção do texto.

O trabalho das equipes foi orientado pelo Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos. Segundo ele, “o diretório precisa ser resultado de uma Igreja que fala, que sente e que se manifesta; precisa ser produzido na participação”.   

O próximo passo da comissão é encaminhar o conteúdo elaborado para as partes interessadas, para que sejam feitas contribuições. “Após escrito, os textos serão encaminhados aos diversos interessados ligados aquele sacramento, de modo que eles possam opinar se estão de acordo com o texto ou se precisa ser alterado, se precisa ser acrescentado outro elemento para enriquecer este material, que será aplicado em toda a Igreja Particular de Montes Claros”. Destacou Pe. Cleydson Rafael.

A previsão é que o Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental seja apresentado no dia 25 de abril, mas segundo o Pe. Cleydson Rafael isto não quer dizer que o documento esteja publicado nesta data. “A meta é que seja entregue em abril por ocasião dos 25 anos da nossa Província Eclesiástica. Não significa que nós vamos já entregar o texto pronto. Pode ser que a partir dali nós ainda vamos ter de dar outros passos para arredondar ou melhorar o texto, afim de chegarmos a um texto definitivo; até mesmo porque se trata de algo muito sério e concreto que é a celebração do sacramento e a própria preparação para o sacramento”.

Para que o Diretório seja implantado em toda a Arquidiocese, Pe. Cleydson Rafael acredita que será necessário realizar um trabalho de base nas comunidades paroquiais. “Não será talvez adequado fazer formação somente com os clérigos ou algumas lideranças, mas ir até à base para poder expor para eles aquilo que é o conteúdo próprio do documento. Por exemplo; se vamos falar do Sacramento do Matrimônio, a ideia é trabalhar encontros com os decoradores, cerimoniais, também com os músicos que lidam com o Sacramento do Matrimônio, para que eles tenham noção daquilo que é solicitado pela própria Igreja. A ideia é ir à base para que o povo tenha conhecimento prático e profundo”.

Mais do que um documento, o Diretório terá como finalidade fazer com que a prática pastoral, litúrgica e sacramental conduza os fieis para dentro do mistério de Cristo e os leve ao encontro pessoal com Ele.

Compartilhar

Categorias