A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 10 de fevereiro, a concessão do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao arcebispo metropolitano, Dom José Carlos de Souza Campos. A honraria foi concedida por meio do Projeto de Resolução nº 1/2026, de autoria da vereadora Carol Figueiredo (PL).
A aprovação integra a pauta da sessão que contou com a apreciação de seis projetos, entre propostas do Executivo e do Legislativo. Entre os Projetos de Resolução aprovados, três concedem o Título de Cidadão Honorário a personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao município, entre elas, Dom José Carlos.
O reconhecimento expressa a gratidão do Poder Legislativo e da sociedade montes-clarense pelo trabalho pastoral, social e humano desenvolvido pelo arcebispo à frente da Arquidiocese de Montes Claros. Desde o início de seu ministério na Igreja Particular de Montes Claros, Dom José Carlos tem se dedicado à evangelização, à promoção da dignidade humana e ao fortalecimento das ações sociais e comunitárias, colaborando ativamente para o bem comum da cidade e da região.
O Título de Cidadão Honorário é concedido a pessoas que, mesmo não sendo naturais do município, contribuem de forma significativa para o seu desenvolvimento e para a vida da população. A homenagem reconhece o compromisso e a presença ativa de Dom José Carlos nas diversas realidades sociais, religiosas e institucionais de Montes Claros.
A data da solenidade de entrega do título será definida em comum acordo entre a Câmara Municipal e a Arquidiocese de Montes Claros, e divulgada posteriormente.
A Arquidiocese de Montes Claros manifesta sua alegria e gratidão por este reconhecimento público, que reafirma a importância da missão evangelizadora da Igreja e sua contribuição permanente para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.





