A Comissão de Liturgia, através de seu bispo referencial, Dom José Luiz Majella Delgado, realizou encontro anual com COORDENADORES DIOCESANOS E ASSESSORES DAS COMISSÕES DE LITURGIA das arquidioceses e dioceses do Regional Leste 2 iluminados com o tema: Catequeses do Papa Francisco sobre a Eucaristia, uma releitura da Sacrosanctum Concilium.
ASSESSOR: Pe. Márcio Pimentel, da Arquidiocese de Belo Horizonte.
A Província de Montes Claros foi representada pelos participantes: Diácono Waldelir, Luzia e Karina (Montes Claros), Pe. Vartene e Pe. Ederson (Paracatu), Gorete e Pe. Rogério (Janaúba) e Padre Márcio Pimentel (Assessor – BH). Durante a participação no encontro, Karine conversou com o Bispo referencial para a liturgia no Leste2, Dom José Luiz Majella Delgado acerca do Encontro Regional de Liturgia, realizado entre os dia 24 a 27 de setembro, na casa de Retiros São José, em Belo Horizonte.
“O Regional Leste 2 da CNBB que abrange Minas Gerais e Espírito Santo, na sua comissão para a liturgia, ofereceu aos coordenadores de liturgia das igrejas particulares, uma oportunidade de nos encontrarmos para refletirmos sobre o tema: “Catequeses do Papa Francisco sobre a Eucaristia”. Esta catequese, o Papa iniciou em novembro de 2017 e a concluiu em abril de 2018. Ele trabalhou as partes da missa, fundamentando para todos nós a Eucaristia como coração da igreja”.
“Diante desta catequese, consideramos por bem oferecer aos nossos coordenadores esse assunto com a seguinte perspectiva: a perspectiva primeira está fundamentada nas nossas celebrações, como nós vivemos em nossas igrejas particulares as nossas celebrações litúrgicas. E a preocupação também é pastoral, portanto uma fundamentação litúrgico-pastoral. Consideramos que a liturgia traz para a comunidade cristã, a vida desta comunidade. Portanto, a sua caminhada pastoral, não apenas a caminhada celebrativa. E é aqui que nós compreendemos que este tema que estamos trabalhando neste ano, favorece muito a participação dos nossos irmãos e irmãs, leigos e leigas, na nossa vida celebrativa, porque oferece caminhos para uma maturidade da sua fé”.
O que está foi oferecido, apresentado durante estes dias do encontro foi uma fundamentação bíblico-catequética-litúrgica das nossas celebrações, da nossa vida litúrgica. Então, a partir desta fundamentação, estamos indo nas fontes, temos condições de oferecer nas nossas comunidades, elementos que favoreçam a caminhada do leigo como “Sal da terra e Luz do Mundo”, que é o que estamos usando neste ano do laicato. Queremos também, com esta catequese do Papa, que está nos ajudando a entrar em momentos da celebração eucarística, favorecer as nossas comunidades, a celebração litúrgica na sua dimensão orante, ou seja, que realmente as nossas celebrações ofereçam, a todos nós, a graça de estarmos reunidos em oração, para louvar a Deus, e queremos louvar a Deus, tendo a graça de ter Jesus Cristo entre nós, o filho amado de Deus, que nos foi enviado para nos salvar.
“Queremos também, com isso, trazer para os nossos irmãos leigos, propostas de movimentos celebrativos mais conscientes. E quando falamos da celebração é importante que o Papa aponta para nós a Eucaristia como o coração da Igreja, que possamos valorizar as nossas Eucaristias como o coração desta comunidade cristã que se reúne. Eu considero que esta oportunidade do encontro este ano que teve a assessoria do padre Márcio Pimentel, da arquidiocese de Belo Horizonte, que vem inclusive trabalhando este tema da catequese do Papa, ele está contribuindo, não apenas para a formação da nossa consciência, amadurecimento da nossa consciência litúrgica-celebrativa, mas também está contribuindo para que nós possamos favorecer os nossos irmãos, leigos e leigas, na sua caminhada celebrativa. Este é o nosso objetivo. Acredito que o encontro provocou isso. O encontro não é para trazer receita, é para provocar e levar os participantes do encontro a se aprofundarem mais em casa, através de estudos, de pesquisas e assim, chegar às nossas comunidades de uma forma mais concreta”.
***Informações enviadas por Karina Neres/ Liturgia Paróquia São Pedro Apóstolo
__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com