• Homepage
  • /
  • Destaque Menor
  • /
  • “A missão renova a Igreja”, afirma Ir. Regina em Assembleia do Episcopado Mineiro

“A missão renova a Igreja”, afirma Ir. Regina em Assembleia do Episcopado Mineiro

A esperança e o ardor missionário foram as tônicas do segundo dia da Assembleia do Conselho Episcopal Regional (CONSER) do Leste 2, que contou com a participação de Ir. Regina da Costa Pedro, diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Sua presença integrou uma iniciativa das POM de visitar os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de fortalecer a cooperação entre as Igrejas e ampliar o conhecimento sobre a missão universal.

Ir. Regina apresentou aos bispos de Minas Gerais os passos dados no projeto POM em Saída das Pontifícias Obras Missionárias, detalhando a identidade e os objetivos da instituição para a Igreja no Brasil. “A experiência foi muito bonita, principalmente pela atenção dedicada dos bispos à pauta apresentada”, declarou a diretora, que viu no encontro uma oportunidade de falar sobre a responsabilidade missionária que é de todos.

A diretora também destacou o 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), que será sediado no Brasil em 2029. Ir. Regina recordou com carinho que Belo Horizonte já foi palco do COMLA5, há trinta anos, e a memória do canto “Vinde, vede e anunciai”, que animou a Igreja naquele período, serviu para reavivar a chama missionária entre os presentes.

“Posso dizer que essa experiência no Regional Leste 2 aumentou a minha esperança”, compartilhou Ir. Regina. “A esperança de que é importante semear, falar sobre a nossa responsabilidade missionária universal e descobrir aquilo que já está acontecendo nos territórios. A missão é a vida da Igreja, renova a Igreja e nos faz servir à humanidade. Foi para isso que o Senhor nos enviou”, concluiu a diretora das POM, deixando uma mensagem de otimismo e compromisso.

A programação do dia no CONSER Leste 2 também incluiu uma reflexão sobre o “O ministério do diaconado permanente”, conduzida por Dom Valter Magno de Carvalho, bispo auxiliar na arquidiocese de São Salvador (BA) e recém-nomeado para a Diocese de Ituiutaba (MG). Dom Valter abordou a história, os desafios e a importância da formação para este ministério, enriquecendo o diálogo com os bispos a partir de sua vasta experiência. A jornada teve início com a celebração da Santa Missa, que reuniu todo o episcopado mineiro.

Fonte: POM - Pontifícias Obras Missionárias

Compartilhar

Categorias