O Ano Santo 2025, proclamado pelo Papa Francisco com o tema “Peregrinos de Esperança”, segue com sua programação na Arquidiocese de Montes Claros. No dia 2 de março, às 17h30, será realizada a Abertura do Ano Jubilar nas Igrejas Jubilares da Arquidiocese, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Capitão Enéas.
A programação contará com uma peregrinação especial, conduzindo a imagem réplica do Senhor do Bonfim de Bocaiuva. Os fiéis sairão da Igreja Santo Antônio, no Sapé, em direção à Igreja Matriz de São Sebastião, onde ocorrerá a intronização da imagem e a celebração da Santa Missa presidida por Dom José Carlos, arcebispo metropolitano de Montes Claros.
As Igrejas Jubilares são locais designados para peregrinações ao longo do Ano Santo 2025. Na Arquidiocese de Montes Claros, foram escolhidas sete igrejas para acolher os fiéis neste período especial de graça e renovação espiritual:
- Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Montes Claros;
- Santuário Arquidiocesano Senhor do Bonfim, em Bocaiuva;
- Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Salinas;
- Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião, em Capitão Enéas;
- Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Itacambira;
- Igreja Matriz da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Brasília de Minas;
- Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Coração de Jesus, em Coração de Jesus.
O Ano Jubilar teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa Francisco. No dia 29 de dezembro, todas as dioceses do mundo realizaram a abertura do jubileu. Na Arquidiocese de Montes Claros, a celebração aconteceu com uma peregrinação, partindo da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A imagem do Senhor do Bonfim foi conduzida pelos fiéis, e a cerimônia foi presidida por Dom José Carlos, que oficialmente abriu o Ano Jubilar na Arquidiocese.