• Homepage
  • /
  • Destaque Menor
  • /
  • Missa de Abertura do Ano Propedêutico 2025: quatro jovens iniciam a caminhada vocacional

Missa de Abertura do Ano Propedêutico 2025: quatro jovens iniciam a caminhada vocacional

Missa de Abertura do Ano Propedêutico 2025, celebrada na noite de ontem, dia 20 de fevereiro, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Montes Claros, marca o início da formação de quatro novos vocacionados para o sacerdócio na Arquidiocese de Montes Claros. A celebração presidida por Dom José Carlos, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelo Padre Cleydson Rafael Nery Rodrigues, formador do Seminário Propedêutico São Pio X e administrador paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, que este ano passa a ser também a sede do seminário. Também concelebraram os padres Arley Humberto da Silva Santos, reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria; João Rafael Marques de Oliveira, assessor eclesiástico do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese; Zilmo Jota dos Santos, formador do Seminário, e Gledson Eduardo de Miranda Assis.

Foram acolhidos quatro jovens que iniciam a caminhada rumo ao sacerdócio:

  • Davi Guedes Sena  vindo da Paróquia Mãe Rainha em Montes Claros;
  • João Henrique de Jesus Ribeiro da Paróquia Mãe Rainha em Montes Claros;
  • Kaic Santana da Costa da Paróquia São Sebastião em Capitão Enéas;
  • Ruan Pablo de Jesus Raposo da Paróquia Senhora Sant’Ana em Brasília de Minas.

Além dos familiares e amigos dos vocacionados, participaram da celebração os seminaristas do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria e fiéis da Paróquia Santa Rita de Cássia e de outras comunidades da Arquidiocese.

Dom José Carlos enfatizou a importância do caminho vocacional, destacando que essa fase inicial é um tempo de amadurecimento, de discernimento e de fortalecimento da fé. Ele reforçou o compromisso da Arquidiocese com a formação dos futuros sacerdotes e pediu que a comunidade reze pelos novos vocacionados.

Seminário Propedêutico São Pio X

A Comunidade Propedêutica é o início da formação dos futuros padres, preparando-os para as etapas subsequentes de sua jornada de formação para o sacerdócio. O termo “propedêutico” deriva do significado de “preparação” e “período preparatório”, indicando que essa fase é essencial para a construção sólida das bases espirituais dos candidatos ao presbitério.

O Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Montes Claros é chamado de São Pio X, em homenagem ao padroeiro secundário da Arquidiocese. Essa etapa de formação tem uma duração padrão de um ano, a menos que haja uma necessidade específica do candidato. Para ingressar no Seminário Propedêutico, é necessário um acompanhamento prévio, conduzido por meio de encontros vocacionais.

O objetivo principal do Propedêutico é estabelecer alicerces sólidos para a vida espiritual dos futuros padres, promovendo um maior autoconhecimento e crescimento pessoal. Nessa fase, os candidatos têm a oportunidade de ter um primeiro contato com a doutrina cristã, através do estudo do Catecismo da Igreja Católica, e de desenvolver a dinâmica do dom de si na experiência paroquial e caritativa.

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos da Missa de Abertura do Ano Propedêutico.

Fotos: Laura Tupinambá

Compartilhar

Categorias