O Secretariado para a Liturgia e a Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL) disponibilizam orientações para as celebrações do Advento 2024 na Arquidiocese de Montes Claros. Essas diretrizes visam ajudar as comunidades paroquiais a vivenciarem com profundidade espiritual e fidelidade litúrgica este período tão importante para a Igreja.
Com o início do novo Ano Litúrgico, Ano C, marcado pelo Evangelho de São Lucas, o Advento convida-nos a meditar sobre a expectativa da primeira vinda de Cristo, na humildade do ventre de Maria, e a expectativa da última vinda, gloriosa, do Senhor. O Prefácio do Advento I nos recorda essa dupla perspectiva: “Revestido da nossa fragilidade, para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, para conceder-nos em plenitude os dons prometidos que hoje vigilantes esperamos” (Missal Romano, 2023, p. 451).
Destaques das orientações:
- Início e término: De 30 de novembro (I Vésperas do domingo) até antes das I Vésperas do Natal.
- Solenidade da Imaculada Conceição: Celebrada no domingo, 8 de dezembro, substituindo o II Domingo do Advento, com menções ao Advento na homilia e na Oração Universal.
- Espaço celebrativo: Ornamentação sóbria, sem antecipar o Natal.
- Cantos e músicas: Sugestões de repertório estão disponíveis no site da Arquidiocese.
- Coroa do Advento: Bênção realizada no início da primeira celebração do 1º Domingo do Advento.
Vivamos este tempo de espera e esperança com profundidade espiritual, movidos por Cristo, nossa luz e salvação.