“Amem este homem”, pediu dom José ao se referir a dom João Justino.

No dia em que a Igreja celebrou a memória da apresentação de Nossa Senhora (21/11), o Papa Francisco nomeou para arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva, que foi apresentado à esta arquidiocese no dia 13 de maio de 2017 como arcebispo coadjutor. A partir dessa data se tornou arcebispo emérito, dom José Alberto Moura que há quase 12 anos, esteve à frente do governo pastoral. A sucessão foi publicada no Jornal oficial do Vaticano, “ L’Osservatore Romano.

No início da noite, deste mesmo dia, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, houve uma celebração em ação de graças pelo início ministerial de dom João Justino e agradecimento pela vida e ministério de dom José Moura. Em sua fala dom João pediu uma salva de palmas ao arcebispo emérito, que mesmo recém operado de uma cirurgia nos olhos, fez questão de participar desse momento com o novo arcebispo metropolitano. Agradeceu o jeito simples e cuidadoso que dom José governou esta arquidiocese. Falou se seu despojamento de ir ao encontro das comunidades e Paróquias, bem como, dos acompanhamentos aos diferentes grupos e pastorais. Destacou o apreço especial às pastorais sociais e a singular atenção aos mais pobres. “O senhor deixou marcas no coração desse povo e de todos nós. Marcas que nos convidam a descobrir no jeito de ser de dom José, o caminho para vivermos a nossa fé”, finalizou o metropolita.

É uma alegria estar aqui e celebrar o primeiro dia de pastoreio de dom João Justino, como arcebispo metropolitano da nossa querida arquidiocese. Tenho uma gratidão imensa a Deus por ser ele, o escolhido a vir. Não é simplesmente a pessoa humana do dom Justino que vai fazer o cuidado pastoral dessa arquidiocese, mas a pessoa João Justino, sucessor dos Apóstolos.  Por isso peço que amem esse homem, para que ele ensine melhor o amor de Deus para todos. Peço perdão das minhas falhas. Se falhei foi tentando acertar. Continue acertando bem e corrigindo meus erros. Deus o santifique e o guarde. Que Maria cuide de você dom João Justino”, concluiu o segundo arcebispo emérito de Montes Claros, dom José Alberto Moura.

Neste domingo (25) toda a arquidiocese se reúne para a celebração da paz e da unidade no Ginásio Poliesportivo da cidade. Será um momento em que representantes de toda a Igreja, leigos e leigas, poderão despedir do arcebispo emérito que logo estará de mudança para a cidade de Uberlândia, onde firmará residência. Homenagens marcarão esta celebração de ação de graças. Ao meio dia os portões serão abertos e logo em seguida as atividades culturais serão apresentadas a todos. A missa solene será às 15h30 com todo o clero de nossa arquidiocese.

________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com

Compartilhar

Categorias