Entre os dias 1º e 9 de novembro, a Arquidiocese de Montes Claros realiza a Semana Arquidiocesana de Conscientização do Dízimo, uma iniciativa que busca sensibilizar os fiéis para a importância do dízimo como expressão de participação e corresponsabilidade na missão da Igreja. Este ano, o tema da semana é “Dízimo: exercício e expressão de uma Igreja sinodal”, com o lema “[…] na medida do dom de Cristo” (Ef 4,7), inspirando a comunidade arquidiocesana a refletir sobre o dízimo como um ato de comunhão e compromisso com o Evangelho.
A programação teve início na última sexta-feira, 1º de novembro, com uma missa de abertura presidida por Dom José Carlos, arcebispo de Montes Claros, na Catedral Metropolitana. Concelebrou com o arcebispo o Pe. Anderson Aguiar, vigário paroquial da Catedral.
Em sua homilia, durante a Missa de Abertura da Semana do Dízimo, Dom José Carlos destacou a importância de vivenciar a fé e a prática do dízimo com uma motivação centrada no amor. Ao recordar a missão de cada dizimista, o arcebispo pontuou que “a Igreja, para evangelizar o mundo, precisa de formação, de estruturas, de recursos e daquilo que o mundo impõe como condição para estar nele”, ressaltando a necessidade de que o dízimo seja oferecido não como uma obrigação, mas como um “gesto de amor com as necessidades da Igreja.”
Durante a celebração, ele também lembrou que a prática do dízimo representa um compromisso com a missão evangelizadora da Igreja, sustentando-a para que possa continuar a cuidar de seus fiéis e comunidades. “Nós não evangelizamos, não catequizamos, não fazemos o que fazemos na igreja por medo de ir para o inferno ou para sermos salvos. Nada disso. Evangelizamos porque amamos, porque fomos amados por Deus, e esse amor que experimentamos nos leva ao dinamismo missionário da evangelização, de anunciar Jesus aos outros, de fazer Jesus conhecido, para que o amor d’Ele alcance também outros corações, talvez feridos pela ausência de amor”, enfatizou Dom José Carlos.
Ao final da celebração, os agentes da Pastoral do Dízimo presentes e representando diversas paróquias da Arquidiocese, foram acolhidos e aplaudidos pela assembleia, em reconhecimento ao seu trabalho missionário. Dom José Carlos manifestou sua gratidão aos agentes e a todos os dizimistas, que, com generosidade e fé, ajudam a sustentar a Igreja em suas necessidades e promover uma comunidade cristã cada vez mais sinodal.
Durante toda a semana, as paróquias da Arquidiocese promovem atividades formativas e momentos de espiritualidade, voltados à conscientização dos fiéis sobre o papel do dízimo na sustentação da missão evangelizadora e no auxílio às ações sociais da Igreja. Com uma abordagem sinodal, a semana reforça o chamado para que cada cristão se sinta parte ativa na construção de uma Igreja mais participativa e solidária, fundamentada no amor e no compromisso com o próximo.
Clique aqui e confira a Galeria de Fotos da Missa de Abertura da Semana do Dízimo
Fotos: Pascom Catedral