• Homepage
  • /
  • Destaque Maior
  • /
  • Arcebispo de Montes Claros participa da reunião do Conselho Permanente da CNBB em Brasília

Arcebispo de Montes Claros participa da reunião do Conselho Permanente da CNBB em Brasília

Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros e presidente do Regional Leste 2 da CNBB, esteve presente na última reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2024. O encontro ocorreu entre os dias 19 e 21 de novembro no Auditório Dom Helder Câmara, em Brasília (DF), reunindo os membros da Presidência da CNBB, bispos presidentes dos 19 regionais, presidentes das 12 Comissões Episcopais, assessores e convidados.

A participação de dom José Carlos, presidente do Regional Leste 2 da CNBB, reafirma o compromisso do Regional com a missão da Conferência Episcopal no Brasil. Sua presença fortalece o diálogo e a contribuição da Igreja particular de Montes Claros e do Estado de Minas Gerais, nas iniciativas pastorais e nas diretrizes que orientam a Igreja no Brasil.

A reunião, conduzida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, foi um momento de diálogo, reflexão e planejamento para os desafios e perspectivas da Igreja no Brasil.

O primeiro dia, 19/11, iniciou com uma análise sobre o contexto pós-eleições municipais, apresentada por dom Francisco Lima Soares, e um estudo sobre o perfil dos presbíteros na pós-cristandade, conduzido por dom Joel Portella Amado. A relevância do esporte como ferramenta pastoral também foi abordada pelo advogado Pedro Trengrouse, a convite da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB. Outro destaque foi a apresentação de uma proposta de atualização do documento da Pastoral Afro-Brasileira, aprovada para se tornar um documento oficial da Conferência.

O segundo dia, 20/11, começou com a celebração da Eucaristia e Oração das Laudes. A manhã foi marcada com a presença do núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, e pela apresentação do texto-base das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), liderada por dom Leomar Brustolin, com reflexões integrando as conclusões do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Ainda neste dia, dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, partilhou sobre a experiência sinodal, destacando a importância da eclesiologia do povo de Deus e a sinodalidade como vivência de comunhão. Representantes leigos, como Sônia Gomes de Oliveira, trouxeram testemunhos sobre o impacto transformador do Sínodo.

Hoje, 21/11, e último dia começou com a celebração da Memória da Apresentação de Nossa Senhora e contou com um momento celebrativo pelos 60 anos do decreto sobre o Ecumenismo Unitatis Redintegratio. O bispo dom Teodoro Mendes Tavares destacou os frutos pastorais e espirituais desse documento no diálogo ecumênico.

Houve também partilhas das Comissões Episcopais e Regionais sobre atividades realizadas nos últimos meses. A reunião encerrou com uma homenagem ao arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, que em breve será elevado ao cardinalato pelo Papa Francisco.

O Conselho Permanente encerra o ano com importantes avanços na evangelização, unidade e missão, fortalecendo os vínculos entre as (arqui)dioceses e promovendo ações que impactam diretamente a vida do Povo de Deus.

Fotos e informações: CNBB

Compartilhar

Categorias