• Homepage
  • /
  • Destaque Menor
  • /
  • Arquidiocese celebra 10 anos de falecimento de Dom Geraldo Majela de Castro, O. Praem.

Arquidiocese celebra 10 anos de falecimento de Dom Geraldo Majela de Castro, O. Praem.

Na manhã da próxima quarta-feira, 14 de maio, a Arquidiocese de Montes Claros se reúne em oração para celebrar os 10 anos de falecimento de Dom Geraldo Majela de Castro, O. Praem., 6º Bispo Diocesano e 1º Arcebispo Metropolitano de Montes Claros. A Santa Missa em sufrágio do arcebispo será celebrada às 7h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, onde Dom Geraldo está sepultado, na cripta.

Homem de profunda espiritualidade, serena sabedoria e amor dedicado ao povo, Dom Geraldo marcou a história da Igreja no Norte de Minas. Nascido em Montes Claros no dia 24 de junho de 1930, foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1953. Nomeado bispo coadjutor com direito à sucessão em 15 de junho de 1982, assumiu o governo da Diocese em 1º de junho de 1988, com a renúncia de Dom José Alves Trindade. Com a criação da Província Eclesiástica de Montes Claros, em 25 de abril de 2001, tornou-se o primeiro arcebispo metropolitano. Renunciou ao governo da Arquidiocese em 7 de fevereiro de 2007, tornando-se Arcebispo Emérito até seu falecimento, ocorrido em 14 de maio de 2015, na Santa Casa de Montes Claros.

No exercício de sua missão episcopal, Dom Geraldo conduziu com firmeza e ternura a Igreja Particular de Montes Claros, impulsionando a ação evangelizadora com espírito sinodal e profético. Convocou três Assembleias Diocesanas e a primeira Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Criou estruturas de comunhão, como CODIPA, CONARPA, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Conselho de Presbíteros, Colégio de Consultores e Conselho de Assuntos Econômicos. Incentivou o protagonismo dos leigos, valorizou a formação pastoral e apoiou fortemente a Pastoral Familiar e a Pastoral da Criança, referências nacional e internacional, respectivamente.

Outro marco de seu episcopado foi a criação de 33 paróquias e quase paróquias, além da fundação do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, em 1992. Também se dedicou a projetos sociais voltados à promoção humana, como o PRODECOIM, a FUNDAJÚ e o PRODERUR.

Para todos os que conviveram com Dom Geraldo, permanece viva a lembrança de sua simplicidade, humildade e do canto que lhe era tão querido:
“Jesus Cristo: ontem, hoje e sempre. Ontem, hoje e sempre… Aleluiaaa!”

Ao celebrarmos esta data, a Arquidiocese convida todo o povo de Deus a participar desta memória agradecida, em comunhão com aquele que tanto amou e serviu à Igreja com generosidade e fé.

Compartilhar

Categorias