Arquidiocese de Montes Claros participa do CONSER Leste 2 em Belo Horizonte

CONSER 2024: Representantes da Arquidiocese de Montes Claros. Foto: CNBB Leste2

Representantes da Arquidiocese de Montes Claros marcaram presença na Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 (CONSER). O evento é um importante espaço de comunhão, participação e diálogo promovido pelo Regional Leste 2 da CNBB, que abrange as 28 (arqui)dioceses de Minas Gerais.

A Assembleia Ampliada do CONSER foi realizada em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 28 de novembro, reuniu arcebispos, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes dos presbíteros, leigos, além de lideranças de pastorais, organismos e movimentos do Regional Leste 2.

Da Arquidiocese de Montes Claros, participaram:

  • Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros e presidente do Regional Leste 2 da CNBB;
  • Pe. Pedro Henrique da Cruz, vigário episcopal para a Ação Pastoral;
  • Pe. Donil Alves Silva Júnior, representante dos presbíteros;
  • Pe. João Rafael Marques de Oliveira, assessor eclesiástico do Serviço de Animação Vocacional e coordenador regional da Pastoral Vocacional;
  • Fernando Martins Pereira, fundador da Comunidade Nova Vida, representando as Comunidades de Vida e Aliança;
  • Simone Mota de Pinho Veloso, do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas (COARLE);
  • Érika Teles dos Santos, coordenadora do Setor Arquidiocesano da Juventude (SAJ).

Resumo das atividades

Dia 25 – Segunda-feira

A abertura da Assembleia foi conduzida por Dom José Carlos, que acolheu os participantes e apresentou a programação da semana. À noite, os arcebispos participaram de uma reunião on-line com o Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

Dia 26 – Terça-feira

O segundo dia começou com a Santa Missa presidida por Dom Edson José Oriolo (Diocese de Leopoldina) e concelebrada por Dom José Otacio Oliveira Guedes (Auxiliar de Belo Horizonte) e Dom Jorge Alves Bezerra (Diocese de Paracatu).

O tema central do dia foi o “Sínodo sobre a Sinodalidade”, abordado por Dom Joaquim Mol Guimarães e Pe. Miguel Martins Filho. Refletiu-se sobre o Documento final da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e sua implementação nas igrejas locais.

Dia 27 – Quarta-feira

A Santa Missa foi presidida por Dom Geraldo de Souza Rodrigues (Diocese de Januária) e concelebrada por Dom Roberto José da Silva (Diocese de Janaúba) e Dom Antônio Carlos Félix (Diocese de Governador Valadares).

As reflexões do dia, conduzidas por Dom Andherson Franklin Lustosa, abordaram o Ano Jubilar 2025, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”. Momentos de partilha em grupos complementaram a programação.

Dia 28 – Quinta-feira

O último dia teve como destaque o tema “Inteligência Artificial”, explorado por Dom Edson José Oriolo. A palestra abordou conceitos como IA generativa e suas aplicações na evangelização, além de fomentar debates sobre os impactos da tecnologia na vida das pessoas.

O CONSER foi concluído com momentos de espiritualidade, agradecimentos e oração, destacando-se como um espaço de diálogo e renovação espiritual para todos os presentes.

Protagonismo da Arquidiocese de Montes Claros

A presença de representantes da Arquidiocese de Montes Claros evidenciou o compromisso com os processos de evangelização, formação e renovação pastoral no Regional Leste 2. O evento reforçou a sinodalidade e a comunhão entre as dioceses mineiras, preparando o caminho para os desafios do Ano Jubilar 2025.

CONSER: Representantes da Província Eclesiástica de Montes Claros. Foto: CNBB Leste 2
Fotos e informações: Ascom CNBB Leste 2

Compartilhar

Categorias