Arquidiocese é representada na Assembleia Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP)

Com o tema “Memória, projeto e segmento na ótica da Sinodalidade na Ação Pastoral do CPP”, e como lema “Deus vendo toda sua obra, considerou-a muito boa” (Gen 1,31), a Assembleia Nacional de Avaliação e Planejamento do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) 2024 aconteceu nos dias 26 de fevereiro a 01 de março, no Centro de Formação Recanto do Pescador, em Olinda/PE.

Representando a Arquidiocese de Montes Claros e o CPP Regional Minas Gerais estiveram o vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros e pároco na Paróquia Sant’Ana em Ponto Chique/MG, padre João Carlos Viana Torres, as religiosas, Ir. Letícia, Ir. Ana Francisca, e também a Jéssica e Enedina.

Segundo o padre João Carlos durante a assembleia as dinâmicas e debates foram direcionados para “ações que envolvem melhoria de condições de trabalho, valorização de tradições culturais ligadas à pesca, inclusão socioeconômica de pescadores, linhas de crédito e assistência técnica, além de bolsas de iniciação científica para jovens estudantes em estudos relacionados à pesca. Voz, vez e dignidade!”

“Animadas e animados pela força transformadora do Evangelho e inspirados na mística e espiritualidade que se faz vida e presença na territorialidade dos Povos das Águas, somos convocadas/os, a refletir coletivamente sobre nossa atuação no espaço institucional e os desafios do trabalho Pastoral”. Afirma padre João.

Para garantir a condução e construção coletiva, foram apresentados os objetivos da Assembleia Nacional de Avaliação e Planejamento 2024:

  1. Atualizar a análise de conjuntura política nacional, internacional e os desafios e impactos na vida das/os pescadoras/es artesanais;
  2. Analisar a conjuntura eclesial no Brasil e os impactos do pontificado do Papa Francisco na Igreja e na sociedade;
  3. Refletir sobre memória, projeto e segmento na ótica da sinodalidade na ação Pastoral do CPP;
  4. Avaliar e planejar às ações executadas pelos regionais do CPP, Secretarias Temáticas e Coletivos;
  5. Debater e aprofundar a Política Nacional de Voluntariado no CPP e apresentar o Esboço da Política de Sustentabilidade do CPP;
  6. Apresentar o esboço da Política Nacional de Proteção e Mecanismos de Salvaguarda do CPP.

Uma missa de envio celebrada pelo presidente do CPP, o bispo da Prelazia de Tefé/AM, Dom José Altevir, serviu para finalizar os cinco dias de encontro que tinha o objetivo de analisar a conjuntura política nacional e internacional, além de avaliar e planejar as ações executadas pela pastoral no ano de 2024.

* Fotos: Enviadas por padre João Carlos

Compartilhe