Brasão Arquidiocesano

A Igreja nos ensina por meio do Decreto Conciliar Christus Dominus que a Diocese “é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica.” (cf. Decreto Christus Dominus, 11).

Carinhosamente conhecida como “A princesinha do norte”, a cidade de Montes Claros é a maior cidade do norte de Minas. Permeada de riquezas naturais e culturais, se desponta a fé de um povo simples mas profundamente religioso, que diante da escassez de ministros ordenados valorizou a piedade popular – através das rezas do Santo Terço, ofícios, rosário, benditos, folias de reis, novenas e procissões – como lugar de encontro com o Cristo e assim sustentou e sustenta a sua fé até os presentes dias.

A medida em que novas necessidades solicitavam uma maior presença da Igreja em amplos territórios, algumas Igrejas particulares assumiram um caráter de antiguidade e preeminência tornando-se uma Arquidiocese. O prefixo grego arqui significa primeiro. Deste modo uma Arquidiocese é a Igreja particular que preside uma Província Eclesiástica agrupando em determinada região geográfica outras dioceses próximas que recebem o nome de sufragâneas.

Assinada pelo Papa São Pio X em 10 de dezembro de 1910, a Bula “Postulat sane”, marca o nascimento da Igreja Particular de Montes Claros. Anos mais tarde no dia 25 de abril de 2001 a Diocese de Montes Claros foi elevada a arquidiocese pela bula “Maiori Christifidelium”, do Papa São João Paulo II, desmembrando-a da Arquidiocese de Diamantina, sendo suas dioceses sufragâneas Paracatu, Januária e Janaúba.

Assim, a Igreja Arquidiocesana de Montes Claros comprometida com a missão de Evangelizar o norte de Minas promovendo a espiritualidade de comunhão, com coragem e intrepidez cumpre esta tarefa empenhada em cuidar da porção do Povo de Deus a si confiada, da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus.