A Comissão Arquidiocesana de Música Sacra e Canto Pastoral da Arquidiocese de Montes Claros enviou aos padres, diáconos, religiosos(as), animadores(as) da vida litúrgica, leigos(as) e aos cantores, instrumentistas e regentes de corais as diretrizes para o canto litúrgico nas celebrações do Tempo da Quaresma de 2025.
Em seu comunicado, a Comissão destaca a importância da sobriedade e da conversão neste tempo litúrgico, ressaltando que a música sacra deve estar intimamente ligada à ação litúrgica, conforme recorda a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium (SC 112). O documento oferece orientações e sugestões de repertório para que as celebrações quaresmais expressem a identidade própria do período, auxiliando a comunidade a vivenciar profundamente este tempo de preparação para a Páscoa.
As orientações e repertório do Tempo da Quaresma 2025 enviados buscam auxiliar as comunidades a manterem a unidade e a fidelidade litúrgica, favorecendo uma caminhada espiritual mais autêntica rumo à celebração central da fé cristã: a Páscoa do Senhor.