“Como e bom servir o Cristo na pessoa de quem sofre”. Inicia dessa forma, dom José Alberto Moura sua homilia durante Missa de envio dos 50 novos agentes da Capelania da Santa Casa realizada no último sábado(20) na Capela do Colégio Imaculada, encerrando a formação desses voluntários que vão somar aos 392 agentes que se dedicam diariamente ao atendimento aos enfermos hospitalizados. Continuou o arcebispo: “Precisamos ter o modo de ser de quem serve ao semelhante, vocês que receberam a capacitação para atender de modo especial os irmãos doentes, peço que vivam isso na alegria de servir ao próprio Cristo”
De acordo com a coordenadora do projeto de Capelania da Santa Casa de Montes Claros, Carmem Lúcia Costa a função principal é justamente levar Jesus Eucarístico a ser presença viva através da Palavra e comunhão aos doentes. “Somos portadores da alegria, da esperança e do amor de Deus que deve ser expressado em gesto concreto, é essa a nossa espiritualidade que nos motiva e nos leva a servir”. Ainda segundo Carmem, a ação de chegar ao quarto do enfermo e ser recebido por um sorriso, mesmo em meio a dor e ao desespero, e ou, chegar à UTI – Unidade de Terapia Intensiva e poder rezar por uma pessoa que você não conhece mas reconhece nessa pessoa o filho amado de Deus, não tem preço.
Ao final da Santa Missa, o superintendente da Santa Casa Sérgio Maurício, entregou uma placa em homenagem à d.José pelos serviços prestados principalmente como principal apoiador das obras sociais da Instituição. O arcebispo agradeceu a homenagem e enfatizou se tratar de sua missão de evangelizar.
A celebração foi presidida por d.José Alberto Moura, concelebrada por padre José Honório e servida por mais três diáconos permanentes.
Saiba mais como funciona a Capelania da Santa Casa em comunhão com nossa Arquidiocese de Montes Claros.
IMPLANTAÇÃO: A Capelania da Santa Casa de Montes Claros foi implantada em Julho de 2014 a julho de 2015, suas atividades de visitas aos enfermos tiveram início em março de 2015. A responsável pela elaboração do Projeto foi Carmen Lúcia Costa e o coordenador direto é o arcebispo metropolitano, Dom José Alberto Moura.
O que é a Capelania Hospitalar? É uma prestação de serviço religioso ministrado aos enfermos em hospitais da rede pública ou privado, também garantido por Lei Federal Nº 9.982 de 14 de julho de 2000. Importante destacar que, embora a entrada de ministro religioso seja facultada por lei, este tipo de serviço não deverá trazer nenhum tipo de prejuízo aos enfermos no seu leito de internação coletiva. A equipe médica determinará sobre a possibilidade de um paciente, dadas às circunstâncias, estar apto ou não a receber a assistência religiosa.
Como se dá o atendimento? A Capelania hospitalar desdobra-se no atendimento a vários tipos de enfermos: soropositivos, cancerosos, infantes, pacientes terminais, pacientes graves e etc. Para cada tipo de paciente requer-se um preparo e sensibilidade do capelão e voluntários. É sempre uma linguagem diferenciada e apropriada.
Como se dá o serviço? A Capelania é a prestação de apoio religioso, oferecido a pacientes internados na Santa Casa de Montes Claros e a seus familiares, através da visitação por voluntários preparados para oferecer este tipo de atendimento. O Serviço Religioso da Irmandade Nossa Senhora das Mercês deseja ser um serviço essencial extensivo a toda comunidade hospitalar, em conjunto com todos os demais serviços prestados pelo hospital. Ele é responsável pela orientação pastoral, observada a liberdade de crenças e pelas atividades direta e indiretamente ligadas aos pacientes e funcionários da comunidade hospitalar.
A Capelania é subordinada pastoralmente ao Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, e sendo a capelania católica, o serviço religioso estará sempre sob a responsabilidade de sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana. O Capelão responsável é o padre José Honório.
Objetivo Geral: Levar aos irmãos enfermos internados na instituição hospitalar o acolhimento, o carinho e o esclarecimento à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja em comunhão com o Plano Arquidiocesano de Pastoral. Contribuir para a promoção da saúde em todas as suas dimensões para que as pessoas tenham vida plena, sinal do Reino entre nós, resgatando o sentido da vida diante do sofrimento humano, numa perspectiva evangélica.
Objetivos Específicos:
- Contribuir com o tratamento através de uma ação evangelizadora;
- Zelar pela humanização e evangelização do ambiente hospitalar, visando o bem-estar global de todos os que se encontram na realidade hospitalar (profissionais, doentes e familiares);
- Favorecer políticas de humanização, colocando o doente como razão de ser do hospital e resgatar pelo testemunho a dignidade humana, alimentando a fé e a esperança;
- Sensibilizar e integrar a comunidade ao hospital, uma vez que este faz parte dela;
- Preparar agentes de saúde, visitadores de doentes para anunciar a Boa Nova ao ser humano, diante do confronto com o sofrimento, a doença e a morte, juntamente com a Pastoral da Saúde bem como outros visitadores de doentes;
- Proporcionar assistência psico-espiritual aos enfermos internados;
- Dialogar com as diferentes tradições religiosas, num espírito ecumênico, respeitando a liberdade de religião;
- Celebrar no hospital e comunidade datas significativas relacionadas com o mundo da saúde, tais como Natal, Páscoa, Dia do Enfermo (11 de fevereiro), Dia Mundial da Saúde (7 de abril), Dia do Enfermeiro (12 de maio), Aniversário da Santa Casa (21 de setembro), Dia de Nossa Senhora das Mercês (24 de setembro), Dia do Médico (18 de outubro), etc.;
- A equipe ao longo desse período tem reunido depoimentos de enfermos que utilizaram dos serviços de capelania hospitalar e a gratidão é grande por parte de quem dependeu dos voluntários para melhoria e cura.
- DEPOIMENTOS DE ENFERMOS:
“Receber Jesus Eucarístico diariamente num leito é algo que não tem palavras para explicar. É coisa da misericórdia de Deus”.
“Nossa Senhora das Mercês ouviu nossas preces, agora essa casa está santa, todos os dias estes anjinhos de azul aparecem para alimentar nosso espirito, com lindas orações e comunhão”.
“O tratamento ficou completo, enquanto os médicos cuidam do nosso corpo, os anjos azuis nos ajudam a cuidar do nosso espírito, alimentando nossa fé e nossa esperança. Louvado seja Deus!”
“Vamos rezar dobrado para nosso Arcebispo, esta capelania está valendo a pena, atendimento completo na Santa Casa, corpo e alma”. - “Vocês não imaginam a importância desta visita para nós enfermos, é uma hora que nossa fé fica abalada e sem esperanças, vocês conseguem resgatar até nossa alegria. Esse trabalho da Capelania é um canal de graça”.
- “Quando chega 13 horas, já fico de olho na porta do quarto aguardando a entrada dos anjinhos azuis, carinhas boas, alegres e de um testemunho de fé inabalável”.
- “Queria muito poder agradecer a diretoria desta Santa Casa pela capelania, foi uma das melhores coisas que aconteceu. Rezo por eles, louvo e agradeço a Deus pela graça desta assistência espiritual que recebemos aqui. É imensurável a dedicação e fé destes anjos que nos visita todos os dias”.
- “A Capelania é a mão de Cristo chegando pelas mãos destes samaritanos. Pelas visitas sentimos a presença de Jesus Cristo, é um projeto de grande valor, traz conforto, apoio, paz ao paciente. Nestes momentos de dor e doenças, essas visitas vem dar força ao paciente através das orações, conversas, eucaristia. Deus abençoe com sua presença amorosa este projeto”.
DEPOIMENTO DE VOLUNTÁRIOS DA CAPELANIA:
O trabalho voluntário na Capelania da Santa Casa é uma benção para mim. Quando me aposentei, passei a ter mais tempo disponível e cresceu o desejo de fazer algo para ajudar. Sempre desejei realizar um trabalho voluntário, mas não imaginava o “quanto especial” um voluntário poderia ser diante do “próximo que luta pela vida dentro de um hospital”. Levar a Palavra de Deus, um sorriso, alguns minutos a escutar e as ações convertem-se em pequeninas injeções de ânimo aos que neste momento, encontram-se fragilizados. Sou apaixonada pelo trabalho da Instituição. É um trabalho maravilhoso, sério e que deve ser motivado cada vez mais por seus voluntários. Sou grata pela oportunidade de participar da Capelania, que permite tornar-me mais humana a cada dia. (Maria José Oliva Toledo – Paróquia N. S. da Consolação)
Participar da Capelania esta sendo muito gratificante para minha vida pessoal e para meu crescimento espiritual, ao levar a Palavra de Deus nas visitas, de leito em leito, sem preconceito de raça, cor ou religião. Levamos o amor, a esperança, o conforto e suporte emocional a quem precisa. Aprendo que estou em uma nobre missão que é amar a Deus servindo o próximo. (Olivia Coutinho Canela – Paróquia Rosa Mística)
DEPOIMENTO DE FUNCIONÁRIA DO HOSPITAL: Desde que concretizou o Ministério da Capelania Hospitalar na Santa Casa de Montes Claros, temos a assistência espiritual diária aos enfermos, familiares e também estendida aos colaboradores que o desejarem. Tal sonho foi possível graças ao trabalho voluntário dos agentes das paróquias e a dedicação do então Capelão Monsenhor Antônio Alencar. Os agentes são Anjos na condição humana, que levam o conforto da palavra de Deus e contribuem intensamente para a saúde espiritual e emocional.
Enquanto colaboradora da Instituição Santa Casa de Montes Claros percebo o quanto é maravilhoso fazer parte deste cenário em que a presença do Nosso Senhor Jesus Cristo Eucarístico é Luz constante em nossos corredores e unidades assistenciais; proporcionando a pacientes, familiares e colaboradores neste encontro, um conforto indescritível na alma. JESUS é presença real no meio dos fiéis. Ele é a cura: seja ela física, seja espiritual. Todos temos a oportunidade de viver esta graça de acordo com a fé, a esperança e a confiança que depositamos Nele. A gratidão eterna é o sentimento que devemos cultivar em nossos corações. Dentre todas as graças vivenciadas nesta Casa Santa, a concretização do Ministério da Capelania é uma destas graças. (Silvânia Paiva dos Santos – Coordenadora de Enfermagem)
Se você deseja participar desse projeto para mais informações entre em contato com Carmem Lúcia pelo telefone: 38 99128-8200
____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br