Diante da emergência representada pela Covid-19, a Igreja em Minas Gerais e no Espírito Santo tem refletido sobre a necessidade da caridade, sem esquecer-se da compaixão, sabedoria e esperança nos tempos em que nos encontramos. Desde o distanciamento social ao cuidado com a comunidade carente, as Pastorais, Movimentos e Organismos do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reafirmam o seu compromisso com o bem comum.
Pensando nisso, a Comissão para a Ação Social Transformadora do Regional Leste 2 solicitou aos coordenadores de Pastorais e Organismos, que gravassem um vídeo respondendo a pergunta “O que a Pastoral está fazendo durante este período de quarentena?”. Com a colaboração dos coordenadores das Pastorais e Organismo, a Comissão para a Ação Social Transformadora quer mostrar as diversas iniciativas que não deixam a solidariedade adormecer e seguem em sintonia com a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil ‘É tempo de cuidar’.
O vídeo foi dividido em três partes. Na primeira temos as mensagens de incentivo gravadas por Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, bispo referencial da Comissão Ação Social Transformadora, e pelo Pe. Roberto Marcelino de Oliveira, secretário executivo do Leste 2. Além disso, o secretário da Cáritas MG, Rodrigo Pires, e a coordenadora da Comissão Pastoral da Terra – CPT, Gilsilene Maria Mendes, falaram sobre os projetos solidários.
Nesta segunda parte, acompanhamos quais projetos solidários estão sendo feitos segundo o coordenador da Pastoral da AIDS, Julimar de Souza, o assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária, Pe. Welington Nascimento, a coordenadora da Pastoral da Criança, Maria do Rosário Senra de Almeida Gomes, a coordenadora da Pastoral do Menor, Alessandra Cristina de Castro, as coordenadoras da Pastoral da Pessoa Idosa, Maria da Penha Horts Mendes (MG) e Maria Nelma Correia Lazzarin (ES).
Via: CNBB Leste II
______________________________________
***Raphael Nery – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 9725-1103 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com