No segundo dia da quaresma, a paróquia Senhor do Bonfim em Bocaiuva, recebeu o arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva, para a missa de Instalação da Comunidade do Propedêutico São Pio X, que já inicia com sete rapazes vocacionados na terra do Senhor do Bonfim. Cidade que dom Justino qualificou como “celeiro de vocações” na arquidiocese. Depois de saudar a todos, o pastor da Igreja Particular de Montes Claros, explicou como no tempo de hoje a Igreja prepara os futuros padres. É um processo longo, e para isso, é preciso ser bem fundamentado, esclareceu o arcebispo. Destacou a importância de tantas pessoas e serviços pastorais que são tão necessários para que todas as etapas sejam cumpridas nesse caminho de amadurecimento para o sacerdócio. Desde o SAV – Serviço de Animação Vocacional que realiza encontros durante o ano com jovens que desejam meditar, refletir a possibilidade de entrar para o seminário, até os formadores do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria que acompanham, direcionam e ajudam no discernimento.
Ao falar da etapa configurativa, chamou o seminarista Erick Jader que se encontra neste processo e afirmou que é nessa etapa que o candidato ao diaconado volta para o meio do povo, de onde foi retirado, para se configurar ao Cristo Bom Pastor, sendo sinal dEle no meio do povo. O reitor do Seminário Maior, monsenhor Silvestre de Melo, pontuou sobre sua função no processo de formação que é o acompanhamento até a configuração com Cristo. O vice-reitor, padre Harlley Caldeira Mourão, disse que o padre tem que dialogar com o mundo e estar próximo das pessoas. Na formação de filosofia e teologia, os seminaristas são acompanhados neste processo acadêmico.
O arcebispo lembrou que para tomar a Cruz de Cristo e segui-lo é preciso renunciar a si mesmo, e a isso, enfatizou o egoísmo. “Todos nós temos uma porção de egoísmo no coração”, para ser discípulo de Jesus, é preciso renunciar esse egoísmo que resiste dentro de nós. Dom Justino desejou que esses jovens estejam sob os cuidados dos Senhor do Bonfim nesse momento onde buscam uma orientação para o discernimento vocacional.
O pároco da paróquia Senhor do Bonfim e o formador da Comunidade do Propedêutico São Pio X em Bocaiuva, padre Alan Savio, agradeceu a todos, em especial ao arcebispo, pela missão que lhe foi confiada. Ao final da celebração, em procissão o Santíssimo Sacramento e a imagem de São Pio X foram levados para a capela da Comunidade, logo ali, em frente à matriz do Senhor do Bonfim.
__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38) 99905-1346 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com





