Durante missa presidida pelo arcebispo coadjutor, Dom João Justino de Medeiros Silva, comunidade agradece com carinho de todos aqueles que ajudaram a construir a história na caminhada de fé desta participação popular ativa e lutadora.
Fazer memória é “recordar o passado, para animar o presente, rumo ao futuro”, já dizia o poeta-compositor-cantador das comunidades. É isso que hoje vamos fazer em nossa Comunidade São Paulo Apóstolo, pequena comunidade da grande Paróquia Sagrada Família. A comunidade, com um olhar na fé e o outro na realidade começou em 1989. E reunia-se para rezar o Terço nas casas e refletir a Palavra de Deus nos Círculos Bíblicos. Assim começou-se a perceber os problemas e dificuldades que existiam no meio do seu povo. Era o começo de uma ação evangelizadora e missionária, era o nascimento de uma comunidade! As reuniões e celebrações aconteciam nas casas. Eram “Igrejas Domésticas”, como a igreja dos primeiros cristãos.
Até que no dia 31 de março de 1991 foram implantadas aqui, a Pastoral do Batismo, da Liturgia, o grupo de jovens e o conselho pastoral comunitário, pelo Monsenhor Osanan e o Alduir, que hoje é diácono, ambos da Paróquia São João Batista. E, assim a comunidade nasceu oficialmente. Com o crescimento da comunidade, surgiu a necessidade de construir um templo, num local centralizado, para a igreja se reunir. Conseguimos um terreno e, por meio do voto livre, foi escolhido como padroeiro São Paulo Apóstolo, grande amigo de Jesus, e missionário por natureza.
Com São Paulo Apóstolo, aprendemos a ser missionários, a não desistir da caminhada, a animar os caídos, a ir até o “fim do mundo” e levar a Boa Nova de Jesus. Desde então, muitos anos se passaram, e neste ano completamos 27 anos de caminhada, de luta, organização, buscas, alegrias e tristezas. Como é a vida de cada um de nós!
Hoje, queremos prestar homenagem às mulheres e homens que construíram esta comunidade, esta história. Muitas pessoas passaram por aqui, e deixaram suas marcas. Recordemos algumas delas: Padres, diáconos, seminaristas, irmãs, Ministros da Palavra e tantos leigos e leigas, catequistas, coordenadores de pastorais e movimentos. Recordemos, de modo especial, os padres da nossa congregação Sagrada Família: o Pe. Marcos Ceroni, nosso primeiro pároco, Pe. Franco Mazzoleni, Pe. Rogério Nabarrete, Pe. Pedro, Pe. Daniel, Pe. Aurélio, Pe. Roberto, Pe. Mássimo e o Pe. Nilson.
Recordemos os diversos coordenadores do conselho de pastoral comunitário: Dona Nilma, Denivaldo, Sidney, Geraldo Borges, João Assunção, Devaldo, o grupo de coordenação: Geraldo Marques, Aparecido e Nilson e, atualmente, a coordenadora Arlete. Nesses 27 anos, cresceu entre nós as pastorais e movimentos. Hoje temos Vicentinos, Capelinha, Legião de Maria, Conselho econômico, Catequese, Ministérios de música, Pastoral Familiar, grupo de Terço, pastoral do Dízimo, pastoral da criança, grupo de jovens, grupo de oração e grupo de adolescentes. Somos uma igreja Povo de Deus, Ministerial e Servidora.
A todos que coordenaram e participaram destas pastorais e movimentos, o nosso muito obrigado. Nosso muito obrigado aos padres e Irmãs da Sagrada Família, que caminham conosco, nos ajudando a trilhar o Caminho de Jesus.
Agradecemos também a todos os moradores do Jardim Primavera, pela ajuda, pela participação e pela presença. Muito obrigado a todos os animadores de grupos, pastorais e movimentos, nosso muito obrigado. Enfim, a todos que ajudaram a escrever a nossa história no livro da vida, muito obrigado! Que outros 27 anos nos encontrem caminhando firmes no Caminho de Jesus. São Paulo Apóstolo, Missionário e grande amigo de Jesus, rogai por nós!
Montes Claros, Julho de 2018. Festa de São Paulo Apóstolo.
Conselho Pastoral Comunitário, Jardim Primavera. Paróquia Sagrada Família
Texto enviado pelo jornalista: Américo Pascom Paroquial
________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com