Conselho Arquidiocesano de Pastoral realiza sua Primeira Reunião de 2024

No último sábado, dia 06 de março, a Casa de Pastoral Santo Antônio, em Montes Claros/MG, foi local da primeira reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral – CONARPA, que reuniu 65 membros do conselho. Este órgão é composto por uma ampla representação eclesial, congregando figuras estratégicas na condução das atividades pastorais da Arquidiocese.

Atualmente, o CONARPA é composto pelo arcebispo metropolitano, pelos vigários gerais, vigário judicial, vigário episcopal para a Ação Pastoral, vigário episcopal para a Ação Social, reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, representante dos Presbíteros, pelos vigários das 12 Foranias, pelos coordenadores(as) dos Secretariados para a Missão, para a Formação do Laicato, para a Sinodalidade, para a Liturgia, para a Comunicação, para as Pastorais Sociais, para a Formação Sociopolítica e para a Assistência Social. Além disso, estão presentes representantes do Conferência dos Religiosos Núcleo Montes Claros – CRB, do Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes – CAD, do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas – COARLE, a coordenadora do Conselho Missionário Arquidiocesano de Montes Claros – COMIDI, a Coordenadora do Conselho das Novas Comunidades e os(as) Conselheiros(as) das 64 Paróquias da Arquidiocese de Montes Claros. (Clique aqui e confira os nomes do membros do CONARPA).

A reunião teve início com uma Solene Adoração ao Santíssimo Sacramento, organizada pelo Secretariado para a Liturgia e conduzida por dom José Carlos de Souza Campos. Este momento de profunda espiritualidade estabeleceu o tom para os trabalhos que se seguiriam, reforçando o compromisso do CONARPA com a oração e a comunhão eclesial.

Durante a reunião, os participantes se envolveram em momentos de partilha em grupos, onde puderam discutir e refletir sobre os desafios e oportunidades presentes na caminhada pastoral da Arquidiocese. Estes grupos proporcionaram um espaço para o diálogo franco e construtivo, onde ideias foram compartilhadas e visões foram unificadas em prol do serviço ao povo de Deus.

O padre Pedro Henrique Cruz, vigário episcopal para a Ação Pastoral, ao comentar sobre a importância da primeira reunião do CONARPA em 2024, enfatizou a dimensão espiritual para a caminha pastoral do encontro: “O CONARPA está se reunindo para rezar. Todos os conselheiros das paróquias, os vigários forâneos, os representantes de organismos arquidiocesanos, juntos para rezar, para pensar a nossa caminhada de evangelização, nossa caminhada pastoral.”

Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros, ressaltou a significância do CONARPA como um dos pilares fundamentais da vida eclesial na arquidiocese: “Esse conselho que é o CONARPA, é o conselho mais expressivo e mais representativo da nossa igreja Arquidiocesana, porque aqui estão irmãos padres de vários ofícios, mas também estão representantes de cada uma das paróquias. É de fato o conselho que reúne toda a expressão da nossa igreja arquidiocesana.”

Ele prosseguiu, destacando o papel do CONARPA na articulação e implementação das ações pastorais: “É a partir daqui que cada paróquia vai receber as repercussões dos nossos planejamentos, como também cada paróquia poderá trazer as suas demandas. Então, espero que esse nosso conselho seja expressão permanente da sinodalidade da nossa igreja.”

A reunião do CONARPA não apenas consolida a unidade e o propósito da Arquidiocese de Montes Claros, mas também oferece um espaço vital para reflexão, planejamento e ação coordenada em prol da missão evangelizadora e do serviço aos mais necessitados nas comunidades de fé no Norte de Minas.

Fotos: Padre George Luís

Compartilhar

Categorias