• Homepage
  • /
  • Destaque Maior
  • /
  • Dia Coleta da Solidariedade se Aproxima: É Hora de Viver a Quaresma com Gestos Concretos de Amor e Cuidado

Dia Coleta da Solidariedade se Aproxima: É Hora de Viver a Quaresma com Gestos Concretos de Amor e Cuidado

A Campanha da Fraternidade 2025 traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, e convida todo o povo de Deus a refletir e agir à luz do lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Mais do que palavras, a Campanha da Fraternidade é um chamado à conversão pessoal, comunitária e ecológica, que se concretiza por meio da Coleta Nacional da Solidariedade, a ser realizada no Domingo de Ramos, 13 de abril de 2025, em todas as paróquias do Brasil.

A Coleta da Solidariedade é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Por meio dela, são sustentados o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que viabilizam centenas de projetos sociais em todo o país, priorizando regiões e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Nossa Arquidiocese faz parte dessa transformação

Seis iniciativas desenvolvidas na Arquidiocese de Montes Claros foram contempladas com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), vinculado à Campanha da Fraternidade 2024, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A aprovação representa um importante reconhecimento do compromisso das comunidades com a promoção da solidariedade, da inclusão social e da cidadania, especialmente entre os mais vulneráveis.

Dos oito projetos enviados pela Arquidiocese ao FNS, seis foram aprovados, somando um investimento de R$ 157.435,89. As iniciativas estão distribuídas entre a sede arquidiocesana, no município de Montes Claros, e comunidades rurais da cidade de Brasília de Minas.

Projetos aprovados em Montes Claros:

  • Casa de Acolhimento Rosa Mística: Projeto Mística Confeitaria – capacitação e geração de renda por meio da confeitaria.

  • Clínica Rosa Mística: Projeto Oficina de Corte e Costura Solidária – formação para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

  • Fundação Vovó Clarice: Projeto Oficinas Terapêuticas de Artesanato – atividades manuais voltadas ao cuidado com a saúde mental e emocional.

Projetos aprovados na zona rural de Brasília de Minas:

  • Comunidade de Cedro: Projeto Dai Vós Mesmo de Comer – fortalecimento da segurança alimentar local.

  • Comunidade Rural de Retiro Santo Antônio: Projeto Nosso Pão de Cada Dia – apoio à produção de alimentos e à economia doméstica.

  • Fazenda Borá: Projeto Fortalecendo a Produção Alimentar no Quilombo de Borá – incentivo à agricultura familiar e valorização da cultura quilombola.

Solidariedade que transforma

Criado em 1998 durante a 36ª Assembleia Geral da CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade é sustentado pela Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. Do total arrecadado, 40% são destinados ao FNS, que apoia projetos em todo o país, e 60% permanecem nas dioceses, formando o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), voltado ao fomento de iniciativas locais.

Em 2024, 677 projetos foram cadastrados nacionalmente, e 238 foram aprovados, totalizando uma destinação de R$ 6.551.121,54 em recursos da Coleta da Solidariedade.

O apoio do FNS prioriza ações de erradicação da vulnerabilidade social, especialmente aquelas com dificuldade de acesso a outras fontes de financiamento, mas que geram grandes benefícios para as comunidades atendidas. A metodologia do Fundo busca o desenvolvimento local e comunitário, o fortalecimento de organizações sociais e a promoção de formação cidadã e geração de renda.

A aprovação desses projetos na Arquidiocese de Montes Claros reafirma o compromisso da Igreja local com a justiça social, a dignidade humana e a construção de uma sociedade mais fraterna, como pede o Evangelho. Fruto da solidariedade de tantos fiéis, os recursos agora se transformarão em esperança concreta na vida de muitas pessoas.

Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a próxima edição da Campanha da Fraternidade quer despertar em cada cristão a consciência do cuidado com a criação, com o próximo e com as gerações futuras. A sua contribuição no Domingo de Ramos é essencial para que novos projetos possam surgir e alcançar ainda mais pessoas. No próximo 13 de abril, leve sua oferta para a celebração do Domingo de Ramos. Viva a fraternidade com gestos concretos de amor e cuidado! A solidariedade é o caminho. Vamos juntos!

Compartilhar

Categorias